Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Operação que apura fraude bilionária em importação de combustível cumpre mandados em Maringá


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 16/03/2023 às 09h23
Ouvir: 00:00
Imagem Ilustrativa. Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil

Uma operação, que apura fraude bilionária na importação de combustível, foi deflagrada nesta quinta-feira, 16. Batizada de Operação Ilusão, a ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão. Entre as cidades-alvo estão Maringá e Foz do Iguaçu no Paraná, e São Paulo, Santos e Campinas, no estado de São Paulo. A investigação foi conduzida pela Polícia Federal e Receita Federal.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação apontou possível fraude na importação de R$ 1,2 bilhão em combustíveis sem o recolhimento de R$ 324,7 milhões em tributos. Segundo a PF, os investigados atuavam com uma empresa criada para ocultar a verdadeira importadora de combustíveis.

Na forma de agir, de acordo com a polícia, a empresa verdadeira usava outros empreendimentos como testa-de-ferro, ou seja, uma espécie de fachada. O objetivo era postergar o pagamento de tributos. Essas empresas, segundo as investigações, responderam ações judiciais durante a pandemia de coronavírus.

De acordo com as investigações, quando a empresa recebia uma decisão liminar em um dos processos, ficava isenta do recolhimento dos impostos até a liminar ser suspensa, e então era feita importação em nome dessa empresa que respondia a ação.

Os investigados poderão ser processados e julgados por fraude processual e falsidade ideológica, evasão de divisas e associação ou organização criminosa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação