Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de maio de 2024

PF deflagra operação que investiga fraudes a licitações em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 23/04/2024 às 08h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00
WhatsApp-Image-2024-04-23-at-08.37.46
PF deflagra operação que investiga fraudes a licitações em Maringá. Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 23, a Operação Cold Meal, com a finalidade de investigar desvios de verbas públicas por meio de crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, constituição de organização criminosa, lavagem de dinheiro, além de outros crimes correlatos.

A investigação foi iniciada a partir de denúncias que noticiavam possível desvio de verbas públicas por meio de fraudes a licitações realizadas pela Prefeitura de Maringá, noroeste do Paraná, durante a pandemia do Covid-19, as quais custaram cerca de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos.

No decorrer das investigações, foram encontrados indícios de que um grupo de empresários, em conluio, participavam de licitações com o direcionamento de vencedores e aumento do preço dos produtos, utilizando métodos fraudulentos como simulação de concorrência, combinação de preços e lotes e outros. As investigações pairam sobre empresas privadas, não sendo a Prefeitura de Maringá investigada, segundo a Polícia Federal.

Além das licitações ocorridas à época da emergência da Covid-19, também foram apurados procedimentos ocorridos nos anos de 2022 e 2023. Há suspeita em processos licitatórios em andamento, em razão da participação de algumas das empresas investigadas.

Foram mobilizados cerca de 70 policiais federais, que cumpriram nesta região, 24 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal de Maringá.

Em nota, a Prefeitura de Maringá reiterou que não é investigada e que preza pela transparência e lisura na elaboração de todos os processos licitatórios.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação