Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2026

Câmara de Maringá aprova projeto de lei que regulamenta transporte por aplicativo


Por Walter Téle Menechino Publicado 23/06/2026 às 16h23
Ouvir: 00:00
presidente da cooperativa de motoristas
Natan – Cooperativa de Apoio aos Motoristas e Condutores de Aplicativo de Maringá – Foto/Daniel Demeterko

A Câmara de Maringá aprovou nesta terça-feira, 23, em regime de urgência, um projeto de lei do Poder Executivo que regulamenta o transporte por aplicativo, feito por carro e moto, tanto de passageiros ou como de entrega. A matéria, aprovada por 18 votos, foi incluída na pauta durante a sessão.

O projeto tem o aval da Cooperativa de Apoio aos Motoristas e Condutores de Aplicativo de Maringá, que segundo o presidente Natan da Abrace “tem 8 mil associados e uma pegada de startup para acompanhar a evolução. Uma plataforma de gestão aglutina os motoristas e presta serviços de apoio”.

A Cooperativa, disse Natan, contribuiu com a elaboração do projeto e apontou que “no dia a dia o que impacta o motorista de aplicativo é que ele não tem local para descanso, não tem ponto de embarque e desembarque. As ruas centrais são extremamente congestionadas e o povo precisa desembarcar”.

Observou que, com a aprovação da lei, o município poderá abrir espaços de embarque e desembarque, assim como pontos de descanso aos motoristas por aplicativo. Segundo ele, “a princípio o projeto não prevê nenhum tipo de taxa-extra a ser paga, mas é um motivo de grande preocupação dos motoristas”.

Segurança o transporte por aplicativo

Natan disse que o projeto, além de beneficiar os motoristas e motociclistas, também beneficia a população: “O nome do maior benefício é segurança. O maringaense vai saber que o carro r o motorista que está transportando o seu filho, a sua família, é uma pessoa cadastrada que o município conhece”.

“Então, veja: eu esqueci algo dentro do carro do motorista ou mandei meu filho para a escola. Hoje nós temos que ligar, não sabemos para quem, porque a Uber não tem um suporte para o usuário. Com a regulamentação, terei como saber onde está o objeto esquecido e se meu filho chegou bem”.

Outro ponto assinalado pelo líder cooperativista é que “as plataformas não querem a regulação, porque quanto mais zoado e bagunçado, melhor pra elas, que faturam quando um cara cria uma conta fake dentro da plataforma e, se o passageiro reclama do fake, a plataforma não fica sabendo”.

Disse que Maringá teve vários casos de contas clonadas e ninguém sabe quem é o motorista, porque estão usando os nomes de maringaenses no Sergipe, na Bahia e outros Estados. “Então isso é muito grave e acredito que a regulamentação possibilitará um controle importante”, disse Natan.

Líder do Governo na Câmara

O líder do Governo na Câmara, que defendeu o projeto de lei em plenário, foi questionado pelo GMC Online sobre as penalidade previstas no projeto de lei. “O projeto de lei prevê a retenção do veículo para o motorista que estiver trabalhando de forma irregular e ele poderá responder criminalmente”.

Os motoristas de aplicativo, caso a matéria se torne lei, deverão ser cadastrados e receberão uma carteirinha. Os veículos também serão cadastrados, inclusive com fotos, vistoriados e receberão um adesivo. O cadastramento deverá ser feito pelo próprio motorista em uma plataforma especifica.

A segunda votação deverá ocorrer na próxima sessão, quinta-feira, 25. E Luiz Neto acredita que será aprovado: “É algo que vai beneficiar a vida dos motoristas e dos maringaenses”. Um grupo de motoristas de aplicativos disse que “o plenário da Câmara de Maringá vai ficar lotado na quinta-feira”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação