Desde que venceu as eleições para a prefeitura de Maringá e deu início à transição de governo junto à gestão Ulisses Maia, Silvio Barros (Progressistas) já confirmou oito nomes de novos secretários para a próxima gestão. Alguns deles estiveram presentes nas gestões anteriores de Barros, outros estarão à frente do cargo pela primeira vez a partir de 2025. Os anúncios têm sido feitos em primeira mão pelas redes sociais.
Confira todos os nomes já confirmados pelo prefeito eleito:
Paulo Biazon – Secretário de Esportes e Lazer
Primeiro nome a ser anunciado por Silvio Barros, Paulo Biazon (União Brasil) foi reeleito nas últimas eleições municipais para o cargo de vereador com 3.407 votos, no entanto, aceitou assumir a função de Secretário de Esportes e Lazer a partir de 2025. Segundo Barros, a escolha do nome foi pela trajetória já reconhecida no âmbito do esporte local. Policial Militar da reserva, Biazon mantém há vários anos em Maringá um projeto voluntário de aulas de karatê (Associação Maringaense de Karatê Shotokan) – modalidade em que é atleta faixa preta. Com o aceite para assumir a pasta, a vaga do União Brasil na Câmara Municipal de Maringá, para o mandato 2025-2028, deverá ser ocupada pelo suplente, Pastor Sandro Martins.
Tiago Valenciano – Secretário de Cultura
O segundo nome confirmado pelo prefeito eleito de Maringá foi o de Tiago Valenciano para a pasta de Cultura. O cientista político também músico, comentarista de futebol, comunicador, escritor e presidente da Academia de Letras de Maringá (ALM), além de já ter sido presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de 2018 a 2020. “Além do conhecimento na área cultural, o Tiago está totalmente alinhado com o projeto que temos para a cidade. Ele participou diretamente da elaboração do plano de governo”, disse Silvio Barros, em seu anúncio. Valenciano é servidor público da Câmara Municipal de Maringá, sendo o atual Diretor Legislativo, e foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná em 2023. Atua na imprensa local, apresentando o jornalismo da Maringá FM desde outubro de 2023, além de ser colunista da CBN Maringá desde 2020.
Vagner Mussio – Secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil
Terceiro secretário a ser anunciado, Vagner Mussio já esteve à frente da Secretaria de Infraestrutura durante mandatos anteriores de Silvio Barros e Roberto Pupin (Progressistas), entre 2008 e 2014, quando a pasta ainda levava o nome de Secretaria Municipal de Serviços Públicos . Mussio também acumulará, temporariamente, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selurb). Ele também será responsável pela Defesa Civil. “A questão da arborização e da limpeza pública, como um todo, foram reivindicações constantes dos maringaenses, durante a campanha. Então, para cuidar desses serviços, que são fundamentais e sensíveis à população, precisamos de alguém que tenha experiência e esteja sempre de prontidão”, argumentou Silvio Barros. “Até que a gente entenda a real necessidade de manter ou diminuir a quantidade de secretarias, ele também vai acumular a Selurb e a Defesa Civil”, acrescentou o prefeito eleito.
Luiz Alves – Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana
Quem também vai acumular secretarias na administração Silvio Barros é o Delegado Luiz Alves (PL), que assim como Biazon, havia sido reeleito como vereador. Ele teve a segunda maior votação para a Câmara na eleição deste ano, com 5.488 votos, mas deixará a cadeira no legislativo para assumir as secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana. A vaga dele na Câmara será ocupada pelo primeiro suplente Leandro Bravin. Luiz Alves da Silva Alves é carioca, tem 44 anos, é delegado pela Polícia Civil do Estado do Paraná há 10 anos, especialista em Direito Eleitoral, pelo Instituto Universitário Cândido Mendes, e em Análise Estratégica da Segurança, pela Escola Superior da Polícia Civil do Paraná. Ainda soma experiência como técnico judiciário pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), onde trabalhou entre 2005 e 2014.
Antônio Carlos Nardi – Secretário de Saúde
Trazendo mais um nome conhecido de mandatos anteriores, Silvio Barros anunciou Antônio Carlos Figueiredo Nardi para assumir a Secretaria de Saúde. Odontólogo e doutor em Saúde Coletiva Nardi já esteve à frente da pasta entre 2006 e 2015. “A gente precisa de alguém que conheça e tenha experiência em Saúde. O Nardi é uma autoridade neste assunto, reconhecido pelo trabalho desenvolvido em Maringá, em cidades da região e até no governo federal. Por isso, essa indicação já era aguardada”, argumentou Barros sobre a escolha. Antes de atuar em Maringá, Nardi foi secretário de Saúde em Floresta, de 1989 a 2000, e em Marialva, de 2001 a 2006. Com as experiências acumuladas, atuou em diversos conselhos estaduais e nacionais ligados a esta área, participando diretamente da formulação de políticas públicas. No Ministério da Saúde, foi secretário executivo entre 2016 e 2018. No Governo do Paraná, foi secretário de Saúde entre 2018 e 2019. ““Os maringaenses podem esperar por uma gestão responsável e, sobretudo, dedicada à saúde preventiva, à qualidade de vida, com os serviços básicos bem prestados”, disse Nardi, ao aceitar o convite.
José Roberto Behrend – Presidente do Instituto Ambiental de Maringá
Autarquia instituída em 2022, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM) terá José Roberto Francisco Behrend como diretor-presidente, a partir de janeiro de 2025, conforme confirmado por Silvio Barros. Graduado em Geografia, Behrend também é tecnólogo em Processamento de Dados e especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Ele possui experiências como diretor técnico das extintas secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico e superintendente da Agência Maringaense de Regulação, entre 2011 e 2015. Foi chefe regional do escritório em Maringá e diretor de licenciamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), entre 2015 e 2018. Em Londrina, atuou como secretário municipal de Meio Ambiente, entre 2019 e 2021. Além disso, é empresário atuante na área de consultoria ambiental, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA-PR), e conselheiro regional da Associação dos Geógrafos Brasileiro (AGB). Barros, que é especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, destacou a necessidade de Maringá fortalecer as políticas públicas, modernizando a gestão do meio ambiente com a adoção de medidas que são consideradas bem-sucedidas em outras localidades.
Denise Silva – Secretária de Comunicação
Experiente em assessoria de imprensa e marketing político, a jornalista Denise Cristina da Silva estará à frente da Secretaria de Comunicação a partir de janeiro de 2025. Silvio Barros fez a confirmação nesta quinta-feira (31). Ela atuou como gestora de Comunicação da campanha de Barros. “De 2012, quando eu terminei o segundo mandato, para cá, a Comunicação viveu uma verdadeira revolução. E então, além de garantir bom relacionamento com a imprensa, do jeito mais tradicional, a prefeitura também terá de se comunicar diretamente com os maringaenses, apresentando de forma interessante e objetiva as ações e os serviços realizados pela cidade”, adiantou o prefeito eleito. “A Denise é uma empreendedora nata, que valoriza o relacionamento com as pessoas e, também, com grande experiência na liderança de projetos de comunicação nos campos público e político”. Com uma carreira de 23 anos, Denise Cristina da Silva é formada em Jornalismo, pela Faculdade Maringá, e especialista em Comunicação Governamental e Marketing Político, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). se especializou em marketing digital para políticos, atendendo parlamentares dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Roraima, Piauí, Rondônia, Pará e Acre. Atuou para importantes cargos políticos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no Ministério da Saúde e na liderança do Governo Federal. Implantou as redes sociais do partido Progressistas à nível nacional e coordenou a comunicação do Movimento Mulheres Progressistas. Há oito anos é empresária no ramo do marketing político, atuando como consultora e palestrante.
Fernando Brambilla – Secretário de Educação
Atual prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla foi o último nome anunciado pelo prefeito eleito e será o secretário de Educação de Maringá. Brambilla cumpre o quarto mandato como prefeito na cidade que tem pouco mais de 11 mil habitantes. “Barros argumenta que, durante suas gestões como prefeito, entre 2005 e 2012, teve experiências positivas ao compor o secretariado com ex-prefeitos de municípios da região de Maringá. “São gestores que conhecem profundamente o que é necessário para tocar uma cidade adiante. O Fernando chega com a experiência de prefeito, finalizando seu quarto mandato, e de ex-presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), para assumir o desafio de, junto com uma boa equipe na Secretaria, implantar todas as inovações que a Educação quer e precisa. Esta é uma pasta complexa e, evidentemente, prioritária. Por isso, além de um grupo de trabalho com múltiplas competências pedagógicas, precisaremos efetivamente de um gestor”, Fernando Brambilla, de 44 anos, é advogado, formado pela Unicesumar, e tem especializações em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Direito do Estado, pela Unicesumar. O pai de Fernando, Pedro Brambilla, também foi secretário de Silvio Barros – na Assistência Social, conduziu a implantação do primeiro Restaurante Popular de Maringá.