Iluminação pública em Maringá: trocas por LED começarão nesta quarta-feira


Por Ivy Valsecchi
77faadafb7441327db6028d74f6c8c9a.jpg
Foto: Divulgação/PMM.

Nesta quarta-feira, 26, o Consórcio Luz de Maringá, formado pelas empresas Enel X Brasil e Selt Engenharia, vencedor da primeira Parceria Público-Privada (PPP) da história de Maringá, iniciará a troca da iluminação pública da cidade. A informação foi divulgada pela Prefeitura na manhã desta terça-feira, 25. O serviço será iniciado às 9h, na Avenida Brasil, 150, Jd. Aeroporto

Segundo a Prefeitura, serão substituídos mais de mais de 55 mil pontos de iluminação pública por LED.

Maringá assinou no dia 29 de abril o primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) da administração municipal em toda a sua história. Trata-se de uma parceria para a iluminação pública. A empresa que venceu o leilão para a exploração do serviço é a segunda maior do mundo na área.

Prazo

A empresa vencedora terá um ano e meio para trocar as lâmpadas dos 55 mil pontos de iluminação por LED e terá que cuidar da manutenção do serviço por 13 anos. O investimento é de R$ 70 mi. Em contrapartida, a empresa terá a receita garantida com a cobrança da taxa de iluminação pública.

O que muda

A Parceria Público-Privada (PPP) é um modelo de prestação de serviço público adotado por prefeituras, governos estaduais e governo federal. Neste modelo, serviços que levam mais tempo para serem executados por causa da burocracia são explorados pela iniciativa privada.

Segundo o prefeito Ulisses Maia, a Prefeitura vai economizar R$ 30 mi por ano com a PPP. No entanto, não há previsão de redução da taxa de iluminação pública, mas também não há risco de aumentar o valor, garantiu o prefeito.

Sair da versão mobile