Maringá tem 19 obras públicas em andamento, diz secretário

Atualmente, a Prefeitura de Maringá possui 19 contratos de obras em vigência, que vão desde projetos de grande porte, como o Museu Oscar Niemeyer, até intervenções menores no município. O secretário de Obras, Arthur Tunes, comentou sobre as principais obras em andamento e os ajustes nos cronogramas de entrega, especialmente nas áreas que impactam diretamente a rotina da população, como o Eixo Monumental e o Terminal Rodoviário.
Eixo Monumental: ajustes no cronograma
A obra do Eixo Monumental de Maringá, uma das mais complexas da cidade, teve seu prazo de entrega ajustado para minimizar os impactos no trânsito e no dia a dia dos moradores. “Estamos ajustando o cronograma de execução para minimizar os transtornos à população”, explicou o secretário Arthur Tunes.
De acordo com ele, a execução das etapas foi reorganizada, com a proposta de sequenciar as fases da obra de maneira mais eficiente, de forma a reduzir os transtornos. Além disso, o secretário destacou que “a ideia é que a conclusão das etapas seja feita de forma gradual, com a liberação de áreas já finalizadas antes do início de novas frentes de trabalho”.
Por isso, a expectativa é de que, com essa mudança no cronograma, a obra tenha um andamento mais tranquilo e não sobrecarregue a região, permitindo maior fluidez no trânsito e mais conforto para os moradores.
Museu Oscar Niemeyer: obra complexa com previsão de entrega em três anos
A construção do Museu Oscar Niemeyer está em andamento e já alcançou cerca de 12 a 13% de execução. “É uma obra de grande complexidade, com um projeto que exige tempo e dedicação. A previsão é de que o museu seja concluído em três anos”, disse o secretário.
O projeto, que deve ser finalizado dentro de três anos, é considerado de grande porte, principalmente devido ao seu pé-direito elevado e à necessidade de uma estrutura robusta. De acordo com o secretário, a obra segue dentro do cronograma, mas o trabalho é extenso e deve exigir mais tempo para sua conclusão.
Rodoviária: futuro incerto e investimento reduzido
Em relação à obra da rodoviária, Arthur Tunes comentou que o investimento será menor do que o inicialmente planejado.
“A rodoviária será mantida no atual formato até que o novo terminal rodoaéreo ferroviário, no aeroporto, esteja pronto. A ideia é transferir a maior parte do tráfego intermunicipal para lá”, explicou.
O secretário destacou que a principal razão para a redução do investimento na rodoviária atual é justamente a transferência das operações para o novo terminal, que será mais moderno e integrado.
“O novo terminal proporcionará um melhor atendimento e facilitará a integração entre diferentes modais de transporte”, completou.
Praça Raposo Tavares e outras intervenções em Maringá
Sobre a Praça Raposo Tavares, o secretário explicou que a licitação foi suspensa para ajustes no projeto, incluindo a criação de um estacionamento subterrâneo.
“Precisamos realizar ajustes no projeto original, como a criação de um estacionamento subterrâneo, para viabilizar melhor o uso do espaço”, afirmou. Arthur também garantiu que a reforma da praça continuará com o objetivo de preservar o projeto original, que foi desenvolvido por meio de concurso público.
Além disso, o Eixo Monumental de Maringá ainda prevê a execução de várias obras na região central da cidade, incluindo a reconstrução das calçadas e a implementação de ciclovias, que vão interligar diversos pontos da cidade. “O objetivo é melhorar a mobilidade e a acessibilidade para pedestres e ciclistas”, explicou o secretário.
De fato, a criação de um sistema de irrigação para o paisagismo ao redor da Catedral de Maringá também foi mencionada como uma medida a ser tomada para garantir a conservação das plantas na área.
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Contorno Sul: duplicação e melhorias no tráfego
O projeto de duplicação do Contorno Sul de Maringá também foi destacado. “Estamos trabalhando para viabilizar a duplicação da BR-376 até a Cidade Alta, mas é um projeto que exige grandes investimentos, por isso estamos buscando parcerias com os governos estadual e federal”, afirmou Arthur Tunes.
Uma intervenção mais imediata será a construção de uma trincheira no cruzamento do Contorno Sul com a cidade de Sarandí, a fim de melhorar a fluidez do tráfego na região. “A trincheira vai facilitar o tráfego e ajudar a resolver um problema antigo da cidade”, completou o secretário.
Novos projetos: continuidade das melhorias na infraestrutura
Além das obras em andamento, a Secretaria de Obras de Maringá está estudando novos projetos, como a continuidade da Avenida Paranavaí e a duplicação da Avenida Nildo Ribeiro.
“No entanto, são obras que vão ajudar a melhorar a infraestrutura da cidade e atender à demanda crescente de mobilidade”, destacou o secretário. Arthur também mencionou a instalação de tótens turísticos na cidade, um investimento mais modesto, mas que visa melhorar a sinalização e a acessibilidade para turistas e moradores.
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Acessibilidade e mobilidade: foco nas ciclovias e transporte público
A mobilidade urbana é uma preocupação constante da Secretaria de Obras. Por isso, além das ciclovias previstas para o Eixo Monumental, o secretário afirmou que há um projeto de integração de diferentes modais de transporte, com o objetivo de garantir um sistema mais eficiente e acessível para os maringaenses.
“Estamos trabalhando para integrar as ciclovias, o transporte público e os outros modais de forma a criar uma rede mais eficiente e acessível para todos”, disse.
Com o objetivo de minimizar os impactos das obras na rotina dos cidadãos, a Secretaria de Obras de Maringá continua trabalhando na conclusão de projetos importantes para a cidade, enquanto busca parcerias para a execução de novos projetos.
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