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07 de fevereiro de 2025

‘Canais oficiais são fonte segura de informação’, diz secretária da Secom


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 16/01/2025 às 18h00
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Na Série de Entrevistas com os secretários municipais de Maringá, Denise Silva, da Secretaria de Comunicação, explica como funciona a pasta. A secretaria é responsável por informar a imprensa e a população sobre os serviços e o que é feito na prefeitura. Segundo ela, é o elo entre o poder público e o munícipio.

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Foto: GMC Online

LEIA MAIS na Série de Entrevistas:

Confira a entrevista concedida à CBN Maringá:

Como que vai continuar sendo feito a comunicação nos canais oficiais? Como serão divulgadas as informações de serviço para a população?

— A gente tem o site da Prefeitura, que é um canal oficial que todo mundo tem acesso, é muito fácil. Você entra seja no computador ou no celular. Em prefeiturademaringa.com.br você tem todos os tipos de serviços. Inclusive, muitos pontos ali que você não precisa sair da sua casa e você resolve pelo site. E ali todos os dias a gente atualiza com matérias e com informações relevantes à população. Fora isso, nós temos as redes sociais, que a gente tem procurado usar muito, de uma forma criativa e humanizada, porque as redes sociais acabam atingindo muito o público jovem e nós queremos falar com todos os maringaenses. Então, as redes sociais, o Facebook, o Instagram, todos os veículos, o próprio TikTok, a gente está publicando conteúdo atualizado, falando inclusive do IPTU, mas também a gente busca esse bom relacionamento com a imprensa para chegar lá para a pessoa mais idosa, que às vezes não está. A gente já tem estudado alguns outros canais, inovações, todo dia tem inovação, a própria inteligência artificial. Então, nós também vamos buscar inovações para deixar a comunicação de Maringá cada vez mais efetiva e de excelência, até porque nós temos hoje um prefeito que é global, tecnológico e que pensa muito no futuro.

As redes sociais serão o primeiro lugar onde as notícias serão divulgadas?

— A princípio nós estamos enviando, vamos dizer, o release. É lógico que existe algo assim. Nessa uma semana que eu já percebi, o que acontece? Vamos dizer os stories. Ele é uma ferramenta que ele exige rapidez. Ele é temporal, vamos dizer assim. Ele está acontecendo e precisa subir ali, porque senão já perdeu o timing. Então, através deles, o que eu percebi? A imprensa está muito atenta aos stories. Então, um exemplo aconteceu essa semana. O prefeito foi visitar o Hospital Municipal. Era uma visita muito técnica, não era uma visita que a gente chamou a imprensa, porque realmente era a primeira vez que o prefeito estava lá. Então, ele iria fazer uma análise e depois a gente avaliar como nós faríamos essa comunicação. Porém, já foi publicado ali, o prefeito tem a sua rede pessoal também. E aí, pronto, a imprensa já soube, a gente já fez uma matéria. Então, acontece muito isso por conta desse momento. Dentro das redes da prefeitura, a gente procura e vamos fazer uma comunicação mais institucional. Ou seja, levando realmente aquilo que é de interesse da instituição e não pessoal. Mas que, logicamente, nós temos aí um prefeito que se posiciona, enfim. E a gente tem usado dessa forma. Porém, eu, Denise, que já tenho 20 anos de experiência na área, na assessoria de imprensa, eu quero também dar essa supervalorização aos veículos. Lógico, entendo totalmente. Sou de redes sociais, uma apaixonada por redes. Mas eu acho que a imprensa carece muito desse olhar de uma imprensa um pouco mais tradicional. Do release mesmo, informativo. E a partir do release também vêm os pedidos para uma entrevista para a rádio, uma entrevista para a televisão. A partir do release que a prefeitura envia a toda a imprensa.

Sobre a estrutura da secretaria. São quantos servidores?

— Hoje nós temos lá 27 servidores. E nós temos também um plano muito legal, que é algo que eu quero cuidar muito pessoalmente, que são os estagiários. Hoje, atualmente, lá na prefeitura está atuando sete estagiários. Daqui a pouco eu vou ter mais oito vagas. Porque o estagiário pode ficar até dois anos na prefeitura. E assim, por que eu quero olhar com muito carinho para o estagiário? Porque eu comecei a minha vida profissional há 23 anos atrás, como estagiária. Eu comecei na comunicação política ainda na faculdade e estou até hoje. Mas tracei um caminho, graças a Deus, muito vitorioso, mas de muito desafio e de muito comprometimento. Então, eu olho para os estagiários. Eu brinco que na hora que eu chego, que eu vejo aquele monte de carinha novinha, sabe, ali aprendendo, olhando no computador, pessoas atenciosas que estão ali prontas para aprender. Aquilo me encanta muito, porque eu era assim. Então, o que eu digo é que eu quero que todos os jovens da área da comunicação tenham o desejo de trabalhar lá com a gente, porque eu falo, é uma grande vitrine, um grande aprendizado. A partir de uma experiência na Prefeitura de Maringá, você tem portas abertas para trabalhar em qualquer outro veículo de comunicação e um entendimento de redes sociais infinito. Então, eu quero fazer muito efetivamente, muito pessoalmente, o trabalho com os estagiários. E os profissionais, como eu te disse, graças a Deus, eu fui muito assertiva nas pessoas que estão comigo hoje. Então, eu falo que você vê isso a partir do comprometimento de cada um, da preocupação de cada um. 

Nesse período que a gente vive de fake news, qual a importância desse meio oficial para a gente realmente poder confiar na informação?

— As redes oficiais são o seu melhor caminho, a melhor forma de você ter certeza que aquela informação que você recebeu é verdade ou mentira. Porque o que tiver dentro das redes oficiais da Prefeitura pode ter certeza que é uma verdade, não é fake news.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

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