Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de maio de 2024

Como a Prefeitura de Maringá trabalha para melhorar a mobilidade urbana na cidade? Gilberto Purpur responde


Por Redação GMC Online Publicado 29/04/2022 às 22h24 Atualizado 20/10/2022 às 20h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Como a Prefeitura de Maringá trabalha para melhorar a mobilidade urbana na cidade? Gilberto Purpur responde
Secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur. Foto: PMM

O tema do “Prefeitura de Maringá responde” desta sexta-feira, 29, é Mobilidade Urbana. Quem responde às dúvidas da população sobre o assunto é o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur.

1. Como a Prefeitura de Maringá trabalha para melhorar a mobilidade urbana na cidade?

A Prefeitura de Maringá, através da secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), tem ações diárias, cotidianas, como a sinalização que é feita todos os dias, manutenção e reprogramação de semáforos, readequações geométricas, transformar vias em mão única, eliminar um estacionamento para melhorar a fluidez. E um grande projeto que será implantado nos próximos dias, é a alteração da rotatória da Praça Souza Naves, que é a Avenida Brasil com a Avenida Tuiuti. Diariamente temos ali grandes engarrafamentos. Essa rotatória será cortada ao meio, serão colocados semáforos e, juntamente com isso, vamos revitalizar a praça, criando um novo ponto de encontro da população maringaense. Maringá tem uma rede cicloviária de 41 quilômetros e existem projetos para que a gente expanda para 50 quilômetros. É importante dizer que 6% de todas as viagens na cidade são feitas por bicicleta. Isso é o dobro da média nacional, que é de 3%, mas também é a metade de Joinville, que é a “cidade das bicicletas”, que chega a 12%. Então a construção de novas ciclovias vai trazer cada vez mais pessoas para o modo cicloviário que, além de ecológico, faz bem para a saúde e descongestiona o trânsito.

2. O que é o Plano de Mobilidade Urbana (PlaMob) e quando será implantado?

O PlaMob é uma exigência legal: todas as cidades com mais de 100 mil habitantes precisam ter esse plano para organizar e projetar o futuro do sistema viário. Maringá já está na fase final do PlaMob. Começou com as pesquisas em campo, foram feitas várias audiências públicas, foi feito o diagnóstico e o prognóstico, e nos próximos meses teremos uma nova audiência pública, onde será finalizado o PlaMob. O PlaMob terá todas as diretrizes da cidade: onde serão as ciclovias, onde a cidade precisa ter transporte coletivo, onde serão criados os corredores, onde precisa de viaduto, onde precisa proibir uma conversão à esquerda… tudo isso está englobado no PlaMob. Isso vira lei, é aprovado na Câmara, (…) e a cidade tem que seguir essas regras para que não se desvirtue o planejamento urbano da cidade. Depois que o PlaMob vira lei, ele persiste por 20 anos. Depois de 20 anos faz-se um novo estudo.

Veja a entrevista completa sobre Mobilidade Urbana no vídeo abaixo:

Projeto “Prefeitura de Maringá responde”

O projeto “Prefeitura de Maringá responde” tem o objetivo de responder as principais dúvidas dos maringaenses sobre os mais variados temas, como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, inovação e outros.

GMC Online abrirá caixinhas de perguntas no story do Instagram para que você, leitor, envie suas dúvidas sobre os temas que serão abordados. As perguntas serão encaminhadas aos gestores públicos, incluindo o prefeito Ulisses Maia e os secretários, que, por meio de vídeo, vão trazer esclarecimentos sobre os temas e responder as principais dúvidas dos maringaenses.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação