Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Quer resultados em sua empresa? Adote a Gestão do Toró de Palpites!


Por Lilian Caetano Bueno / Gestão na Prática Publicado 01/10/2019 às 12h20 Atualizado 24/02/2023 às 10h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Hoje vamos falar sobre uma ferramenta essencial para inserir a inovação em seu negócio e lucrar com isso. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

Para tudo!!! Será que é realmente isso que li acima? Gestão do Toró de Palpites?

Sim, meu caro leitor, foi isso que você leu..rsrsrsrs, Toró de Palpites é a famosa ferramenta Brainstorming, que na tradução literal significa “Tempestade de Ideias”. Mas por que Toró de Palpites? Porque para obter efetividade dessa ferramenta, é importante entender que para estimularmos a criatividade e consequentemente existir a inovação em seu empreendimento é necessário entender que antes de uma ideia se tornar “brilhante” muitas são as vezes (na grande maioria) ela surge apenas como um “palpite bobo”.

E é exatamente nesse momento que você Gestor precisa estar com seu feeling ligado, ter a percepção que empreender é muito além de liderança, iniciativas e networking, empreender é ser um aderente do Toró de Palpites.

OK, Lilian, entendi que preciso dar atenção aos Palpites, mas como faço isso?

A sugestão aqui é, inclusive, utilizar o apelido da ferramenta Brainstorming, o Toró de Palpites, como um nome de Programa de Inovação na sua empresa. E lembre-se, independente do porte da sua empresa, costumo sempre citar, desde um sapateiro que empreende num fundo de quintal, o pipoqueiro, a doceira, o lojista, o industriário, de acordo com a sua realidade e da sua equipe implante o Toró de Palpites.

Imagine disseminar para sua equipe que a empresa desenvolveu um projeto de Incentivo à Inovação e Melhoria Contínua por meio do PROGRAMA TORÓ DE PALPITES, sendo que o propósito é que 1 vez por mês todos irão se reunir num bate papo para anotar e aceitar todas as ideias.

A regra é deixar bem claro que todos palpites por mais “bobos”que possam parecer são importantes, o objetivo é deixar o ambiente super receptivo para surgimentos das ideias. A sugestão é anotar as ideias num quadro ou na parede (como preferir) e anotar em post-it’s, para não perder nenhuma informação, criando assim um “Mapa de Palpites”, para posteriormente analisar a viabilidade de execução.

Durante a “Tempestade de Palpites” para melhoria ou inovação do atendimento, do processo ou produto, saliente frequentemente que não existe certo e errado, coerência ou incoerência, existe apenas o incentivo a ideias.

Neste momento é importante que o Líder condutor da “Tempestade de Palpites” incentive a todos a liberarem a criança criativa que existe em cada um.

Criança interior? Como assim?

Em minha opinião todo Gestor deveria ler o livro “O Pequeno Príncipe” para internalizar em sua Gestão o pensamento livre de julgamento de ideias bobas. Vamos pensar num exemplo prático: Hoje, todos nós desfrutamos da acessibilidade do WhatsApp, Blockchain entre outras tecnologias que 10 anos atrás nem sonhávamos que era possível e sabe por que isso aconteceu? Porque alguém em uma reunião nesse mundo afora, despertou aquela criança interior (sim aquela criança criativa que imagina uma asa de dinossauro no carro e isso faz ele voar) e um Líder com o feeling super ativo deu “corda” para essa ideia e agora cá estamos nós, desfrutando dessa ideia que gerou inovação e muitooooo LUCRO!

Agora, eu te pergunto? Para inovar precisa muito?

A resposta está no título desse artigo, adote o Toró de Palpites em sua Gestão, tudo começa por um bate papo, palpites, e posteriormente análises, planejamento, execução e depois? #Bora colher frutos e lucros.

OK. Agora entendi, Lilian, mas ao convocar minha equipe para uma “Tempestade de Palpites”, posso pesquisar algumas inovações para mostrar na reunião?

A sugestão é: Apresente “cases” de inovação, ou seja, casos que possam inspirar a todos, mas lembre: Se você procura inovação na internet, sinto lhe informar, você está atrasado!!!

Se está na internet não é mais inovação, é apenas case, para inovar é apenas implantar e implementar a cultura do Toró de Palpites.

Conclusão

– Adotar o modelo clássico das ideias livres prepara sua equipe para focar em soluções inovadoras;
– Ideias brilhantes surgem de palpites “bobos”;
– Gestão inovadora tem feeling ligado em “Palpites”.

 

Grande abraço!
Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Ação repugnante e macabra’: Justiça mantém prisão de mulher suspeita de levar idoso morto a banco


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…

Geral

Prefeita de Canoinhas joga livros no lixo; veja vídeo e saiba quais são os títulos


Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas, no interior de Santa Catarina, publicou um vídeo em suas redes sociais em que…


Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas, no interior de Santa Catarina, publicou um vídeo em suas redes sociais em que…