14 de agosto de 2025

Turismo, eventos e economia criativa são os setores mais afetados em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 03/09/2020 às 20h17 Atualizado 25/02/2023 às 10h47
Ouvir: 02:55
A informação foi apresentada em reunião na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) na tarde desta quinta-feira, 3 | Foto: Victor Simião/CBN

O resultado de um levantamento feito pelo Sebrae junto a empresas em Maringá apontou que os setores de turismo, eventos e economia criativa foram os que mais tiveram redução no faturamento durante a pandemia da Covid-19. Esses três grupos, além de outros 22 segmentos, entraram na lista de prioridades do Plano de Retomada da Economia, gerado pela entidade. A informação foi apresentada em reunião na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) na tarde desta quinta-feira, 3.

Uma força-tarefa unindo poder público, Sebrae, sociedade civil organizada e outros grupos trabalham para mapear o impacto do coronavírus na economia local. A partir disso, um plano de trabalho pretende restabelecer a saúde financeira do município.

A partir de agora, precisamos colocar medidas em prática, disse o consultor do Sebrae Luiz Carlos.

“Foi um trabalho intenso e agora estamos muito próximos da prática, ou seja, de levar essas ações aos empresários, para atingir diretamente as empresas com uma série de capacitações, que vão desde estimulá-los a ter sua presença no digital, que impacta na resolução de um problema, como a queda de faturamento”, explicou.

Presidente da Acim, Michel Felippe Soares explicou que a reunião seria para definir medidas para retomar o crescimento da economia.

“Realmente, foram a queda de faturamento e a queda do desemprego (os motivos do plano). Nós já sabíamos que isso vinha acontecendo e tudo foi confirmado por toda a pesquisa e trabalhos realizados até agora. Pretendemos sair da reunião de hoje já com um plano de ação para ser colocado em prática”, afirmou.

O setor público também é uma preocupação, segundo o Sebrae. No caso da Prefeitura de Maringá, o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, disse que tem havido controle nos gastos. Além disso, informou que o Executivo tem atuado na medida do possível para auxiliar os empresários.

“Nós estamos vendo alguns segmentos com aumento de faturamento, alta empregabilidade, então queremos transpor o que de positivo aconteceu com alguns setores para os demais, que foram mais afetados. O trabalho coletivo de todos os segmentos será muito importante para isso”, declarou.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação