Biometria será dispensada nas eleições municipais de 2020
Com a intenção de evitar aglomerações e agilizar o processo de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por suspender a biometria nas eleições municipais de 2020.
Segundo levantamento do TSE, a identificação biométrica utilizaria mais da metade do tempo do eleitor, já que neste ano são votados somente para vereadores e prefeitos. Assim, a ideia é que gere menos fila e que o fluxo de votação seja mais rápido.
Segundo o TSE, a exclusão da biometria também visa reduzir os pontos de contato dos eleitores com as superfícies durante a votação, prevenção ante a transmissão do novo coronavírus.
Para evitar o contágio, outras medidas também foram tomadas pelo TSE, como o aumento do horário da votação em uma hora: das 7h às 17h, com o horário preferencial das 7h às 10h aos eleitores com mais de 60 anos; mesários dessa faixa etária foram dispensados.
Além disso, o uso de máscara é obrigatório a todos os eleitores. Álcool em gel será fornecido em todas as seções eleitorais e as filas terão distanciamento.
Para os mesários, além de ter tido treinamento online, eles receberão máscaras, viseiras e álcool em gel.