Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

E-Título substitui título em papel, mas documento de identificação ainda é necessária


Por Redação GMC Online Publicado 05/10/2020 às 13h19 Atualizado 25/02/2023 às 19h22
Ouvir: 00:00
Título de eleitor digital: e-Título. Foto: Ilustrativa/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Além do título de eleitor, em papel, há uma versão digital do mesmo: o e-Título. O aplicativo, que tem versões para Android e iOS, permite o acesso dos dados do eleitor na Justiça Eleitoral.

Para validação e liberação do uso do aplicativo, o usuário precisa inserir o número do seu título de eleitor ou o CPF, o nome, os nomes da mãe e do pai e a data de nascimento.

Além de trazer as mesmas informações do que o título de eleitor, o e-Título informa sobre a quitação eleitoral, os dados biométricos e, ainda, possui até um mapa de como chegar no endereço do local de votação.

Leia também – Saiba como encontrar seu local de votação

Contudo, o aplicativo não tem foto, mesmo para quem já realizou o cadastramento biométrico. A não inserção das fotos está relacionada à Lei Geral de Proteção de Dados.

Assim, na hora da votação, é necessário que o eleitor tenha em mãos um documentos de identificação com foto, como o RG ou a carteira de motorista, para que seja feita a checagem pelos mesários.

Funcionalidades

O e-Título também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. A emissão é feita por meio de QR Code.

Ainda, para as eleições de 2020, será possível justificar seu voto por meio do aplicativo. Clique aqui para saber como.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação