Pauta do leitor: condições do sanitário masculino do Terminal Urbano de Maringá gera queixas
Milhares de pessoas passam pelo Terminal Urbano Intermodal Said Ferreira em Maringá. E para esses milhares de usuários existem sanitários públicos dentro do terminal.
O ouvinte da CBN Edson Silva diz que os sanitários utilizados não somente por passageiros de Maringá, mas também da região, são muito precários, principalmente o masculino. Para os homens, existem apenas três vasos sanitários e nenhum mictório.
A reportagem esteve no terminal no horário do almoço, de grande movimento, e confirmou que não é apenas o Edson que está indignado com a situação do banheiro masculino. Outros usuários também reclamaram das condições do local.
No banheiro feminino, a situação é mais tranquila. São seis vasos sanitários. As divisórias estão cobertas de pixação, mas não há cheiro forte e aparentemente os banheiros são limpos.
E aí as opiniões se dividem. Há quem ache que o terminal deveria ter mais banheiros para mulheres também. Há ainda quem diga que o problema é a falta de cuidado com o bem coletivo.
O que diz o terminal
A reportagem entrou em contato com a administração do terminal urbano. A administração informou que uma equipe de engenharia está realizando estudos técnicos para avaliar a possibilidade de melhorias no sanitário masculino. O sanitário feminino foi reformado e ampliado em 2022.
Sobre a limpeza, a administração disse que os sanitários são limpos de cinco a seis vezes por dia.
Nos intervalos, a conservação depende da educação dos usuários.
A administração do terminal também informou que está em estudo a possibilidade de abrir para os usuários em geral os banheiros do piso superior, o mezanino, até que seja realizada a reforma dos sanitários no térreo.