Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de dezembro de 2025

Convênio assinado garante duplicação do Contorno Sul sem contrapartida de R$ 45 milhões da Prefeitura de Maringá


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 23/12/2025 às 08h35
Ouvir: 00:00

A duplicação do Contorno Sul de Maringá será executada sem contrapartida financeira do município. Um documento assinado pelo governador Ratinho Junior foi entregue na última sexta-feira, 19, à Secretaria de Obras, garantindo que a Prefeitura não precisará arcar com os cerca de R$ 45 milhões que seriam exigidos caso o convênio fosse formalizado em ano eleitoral.

Segundo o secretário de Obras, Arthur Tunes, a assinatura antecipada do convênio em 2025 foi fundamental para evitar a exigência de contrapartida de 10% do valor total da obra, regra aplicada em anos eleitorais. O anteprojeto da duplicação já está pronto e aprovado, e a previsão é que, em até cinco meses após a licitação, todos os projetos executivos estejam concluídos.

image
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

LEIA TAMBÉM: Pai e filha são perseguidos após briga de trânsito em Maringá e ficam feridos em acidente; vídeo

O secretário explica que a obra será contratada por meio do Regime Integrado de Contratação, no qual a empresa vencedora da licitação ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, contemplando detalhes como retornos, calçadas, passagens para pedestres, ciclistas e veículos.

“Essa assinatura dentro de 2025 nos garante o recebimento da verba sem a obrigatoriedade de contrapartida. Se isso ficasse para o ano que vem, teríamos que bancar cerca de 45 milhões de reais, que são 10% do valor da obra.”

Ainda de acordo com Tunes, o projeto prevê 19 obras de arte ao longo do Contorno Sul, incluindo viadutos e passagens que atenderão não apenas veículos, mas também pedestres e ciclistas, ampliando a segurança e a mobilidade urbana na região.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação