Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Saiba as diferenças entre vegano, vegetariano e ovolactovegetariano


Por Bia Brunetta Publicado 01/08/2022 às 17h08 Atualizado 19/10/2022 às 15h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muitas pessoas relacionam o veganismo diretamente com a alimentação. O que é natural, já que deixar de consumir alimentos de origem animal é a maior mudança quando nos tornamos veganos.

Mas precisamos ressaltar que veganismo não é uma dieta. É uma causa. Mudar a alimentação é apenas uma consequência do processo.

Vamos entender um pouquinho sobre o conceito de veganismo.

A palavra vegan, usada pela primeira vez em 1940 na Inglaterra – é uma variação da palavra vegetariano, que se refere à pessoa que busca não ferir nenhuma existência.

Ou seja, alguém que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais. Incluindo alimentação, vestuário ou qualquer outra forma de consumo, até mesmo cultural.

O vegano tem a consciência de que os animais não estão no mundo para serem explorados pelos humanos, entendendo que cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade.

Percebeu como o veganismo está muito além de uma dieta? É um movimento que promove uma mudança no estilo de vida. E deixar de consumir alimentos de origem animal é uma dessas mudanças.

Um pouco diferente do vegetarianismo, que em alguns casos pode ser sim apenas uma mudança na alimentação. Entenda um pouco as diferenças entre os termos.

Muitas pessoas usam “vegetariano” para definir uma pessoa que não come carne, mas que come leite, ovo e derivados…. mas na verdade, vegetariano é a pessoa que não come nada de origem animal.

Quem come leite e ovo não é vegetariano, o correto seria: ovolactovegetariano, mas por ser mais simples definir como vegetariano, já se tornou comum.

Então por isso, criaram um novo termo “vegetariano, estrito” que é o vegetariano que não come nada de origem animal, tipo um “vegano” na alimentação.

Então o que diferencia um vegetariano estrito de um vegano?

O veganismo está além da alimentação. O vegano é aquele que não come, não usa, e não colabora com nada que cause sofrimento a outras espécies.

Então além de não comer carne, leite, ovos, mel e derivados, o vegano não frequenta lugares como: zoológicos, parques aquáticos, rodeios e vaquejadas; não usa cosméticos e produtos com ingredientes de origem animal, ou que foram testados em animais… enfim, é a pessoa que muda o estilo de vida para excluir ao máximo, todas as formas de exploração e sofrimento animal.

Se interessou pelo assunto? Ouça o episódio 2 do PodCast QC COME – O conceito de veganismo

Acompanhe também no instagram @qccomepodcast

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação