Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

‘Seja a mudança que você quer ver no mundo’: Como a frase de Gandhi me fez despertar para o veganismo


Por Bia Brunetta Publicado 22/07/2022 às 20h13 Atualizado 20/10/2022 às 13h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muitas pessoas são adeptas a causa animal, principalmente quando se trata de cachorro e gato. 

Mas quando falamos em ajudar os animais, sempre relacionamos com o outro. 

“O que fazer para o mundo tratar melhor os animais?” Para as pessoas deixarem de abandoná-los, maltratá-los … como tirar todos os animais das ruas e dar abrigo para eles?’

Se você simpatiza com os animais, provavelmente já pensou em alguma dessas coisas… e não há nada errado em querer o bem-estar deles, mas antes de mudar o mundo… precisamos olhar pra dentro.

O que você pode mudar dos seus hábitos hoje para evitar o sofrimento deles? 

O veganismo é sobre isso.  É um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais.

Descobrir como funcionava a indústria da exploração animal foi um choque para mim. Mas a primeira coisa que pensei foi: “como as pessoas permitem que isso aconteça?” não pensei em mim, pensei nos outros, culpei os outros e culpei o mundo. Temos essa tendência de achar culpados…e acabamos não olhando para nós mesmos.

Foi aí que eu entendi que a primeira mudança tinha que ser dentro de mim, ao invés de tentar mudar os outros. Eu que precisava mudar. É como disse Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. E como toda mudança, foi difícil no começo, confuso no meio e incrivelmente linda no final.

O veganismo mudou a minha vida em vários aspectos, ele me fez saudável, me fez forte, me fez determinada, e principalmente me faz muito feliz. Me faz feliz porque é o que me dá esperança de acreditar que o mundo pode ser melhor.

E você também pode fazer parte dessa luta. 

Para se inspirar…ouça o Primeiro episódio do PodCast – A JORNADA VEGANA. Onde eu conto a história da minha transição para o veganismo. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação