‘Seja a mudança que você quer ver no mundo’: Como a frase de Gandhi me fez despertar para o veganismo
Muitas pessoas são adeptas a causa animal, principalmente quando se trata de cachorro e gato.
Mas quando falamos em ajudar os animais, sempre relacionamos com o outro.
“O que fazer para o mundo tratar melhor os animais?” Para as pessoas deixarem de abandoná-los, maltratá-los … como tirar todos os animais das ruas e dar abrigo para eles?’
Se você simpatiza com os animais, provavelmente já pensou em alguma dessas coisas… e não há nada errado em querer o bem-estar deles, mas antes de mudar o mundo… precisamos olhar pra dentro.
O que você pode mudar dos seus hábitos hoje para evitar o sofrimento deles?
O veganismo é sobre isso. É um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais.
Descobrir como funcionava a indústria da exploração animal foi um choque para mim. Mas a primeira coisa que pensei foi: “como as pessoas permitem que isso aconteça?” não pensei em mim, pensei nos outros, culpei os outros e culpei o mundo. Temos essa tendência de achar culpados…e acabamos não olhando para nós mesmos.
Foi aí que eu entendi que a primeira mudança tinha que ser dentro de mim, ao invés de tentar mudar os outros. Eu que precisava mudar. É como disse Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. E como toda mudança, foi difícil no começo, confuso no meio e incrivelmente linda no final.
O veganismo mudou a minha vida em vários aspectos, ele me fez saudável, me fez forte, me fez determinada, e principalmente me faz muito feliz. Me faz feliz porque é o que me dá esperança de acreditar que o mundo pode ser melhor.
E você também pode fazer parte dessa luta.
Para se inspirar…ouça o Primeiro episódio do PodCast – A JORNADA VEGANA. Onde eu conto a história da minha transição para o veganismo.