Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de maio de 2024

Você é especista, só não sabe disso ainda.


Por Bia Brunetta Publicado 09/08/2022 às 12h03 Atualizado 20/10/2022 às 14h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Talvez você seja totalmente contra a discriminação, e qualquer atitude que exclui, separa e inferioriza o outro, tendo como base ideias preconceituosas.


Mas e quando essa discriminação é com os animais?


Similar ao racismo e ao sexismo, especismo é uma forma de discriminação contra quem não pertence a uma determinada espécie, no caso a humana.
E assim como os outros tipos de preconceito, o especismo se utiliza de argumentos sem base científica ou moral para validar a exploração e subjugamento de uma espécie sobre outra.

Saiba as diferenças entre vegano, vegetariano e ovolactovegetariano


O ser humano estabeleceu essa crença acreditando que sendo racionais, temos o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies de animais por considerá-las inferiores.

E isso faz com que os animais sejam tratados como propriedade, usados o tempo todo para atender desejos dos humanos. Isso vai desde mantê-los fechados em jaulas para entretenimento, tortura-los para satisfazer a curiosidade, ou privando-os de sua vida para satisfazer o paladar ou para vestir-se com sua peles.

Mesmo sendo irracionais, precisamos entender que os animais não estão no mundo para serem explorados pelos humanos. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade.

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais sobre especismo? Ouça o terceiro episódio do PodCast: Especismo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação