Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de maio de 2024

A importância das placas de ruas ou placas de logradouros e sinalização turística para Maringá


Por Roldão Filho Publicado 23/03/2024 às 10h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-67-4
Foto: Arquivo/PMM

O turismo é um setor essencial para a economia, ele gera empregos, traz renda e desenvolvimento para a região e comunidade local. Entretanto, muitos visitantes não conhecem o destino suficientemente para ter uma experiência completa e sem percalços. Por essa razão, a sinalização turística é de extrema importância. Ela disponibiliza as indicações necessárias para chegar aos destinos através das placas de sinalização, as quais devem manter uma continuidade na sinalização do destino, uma vez que o turista deve ser guiado até ao ponto no qual deseja chegar.

Proporcionar informações por meio da sinalização, contribuindo de forma fundamental para a difusão do conhecimento dos atrativos e para o desenvolvimento da atividade turística, potencializando a geração de empregos e divisas, além de permitir a democratização do acesso ao bem cultural e sua consequente valorização. As placas de atrativos turísticos indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor de atrativos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse.

As placas são classificadas de acordo com as suas funções, agrupadas em um dos seguintes tipos de sinalização vertical: –  Sinalização de Regulamentação – Sinalização de Advertência – Sinalização de Indicação. Tem o objetivo garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam.

As placas de rua ou placas de logradouro servem para identificar os nomes de cada rua, avenida, praças, vielas entre outros. Normalmente são fixadas através de braçadeiras em postes de aço tubular, instalados nas vias públicas da cidade A placa de logradouro (placa de rua) é utilizada para organizar a cidade, de forma a identificar o Nome de rua, CEP, Bairro, entre outros. essa placa leva a impressão das informações em ambos os lados da chapa. Placas de indicação têm por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário.

As placas indicativas são conhecidas entre 4 cores que definem as seguintes:

  • Verde (placas de orientação de destino);
  • Azul (placas de identificação, placas de serviços auxiliares, placas de postos de fiscalização);
  • Marrom (placas de atrativos turísticos);
  • Branca (placas educativas).

O Anexo I do CTB define sinalização como o “conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam, são princípios da sinalização de trânsito: legalidade, padronização, suficiência ,clareza, precisão e confiabilidade, visibilidade e legalidade, manutenção e conservação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação