Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de maio de 2024

Maringá se destaca em rankings nacionais; veja quais


Por Bruna de Oliveira Ricardo Publicado 04/10/2023 às 17h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Arquivo/GMC Online

Maringá é uma das 5570 cidades do Brasil. Localizada na Região Sul e com população de 409.657, de acordo com os dados do IBGE em 2022. Em 2020, a cidade registrou um PIB per capita de R$ 46.507, o maior dos últimos 10 anos.

Há muito tempo a cidade verde é almejada por investidores, famílias e por profissionais que buscam oportunidades de empregos e qualidade de vida. Essa visibilidade é dada principalmente pelos rankings, índices nacionais e regionais que Maringá vem se destacando nos últimos anos. A beleza natural e o acentuado desenvolvimento econômico colocam Maringá em posição de destaque no cenário nacional.

Alguns rankings que Maringá se destacou ao longo dos últimos 10 anos, foram:

⦁ Melhor cidade para se viver no Brasil – 2020, realizado pelo Macroplan;
⦁ Cidade com maior potencial de consumo – 2021, realizado pelo IPC MKT;
⦁ Cidade com melhor IDH no Paraná – 2010, PNUD;
⦁ Melhor cidade em desenvolvimento econômico na Região Sul – 2020, Urban System;
⦁ Melhor IDH do Brasil – 2010, PNUD;
⦁ Cidade com maior PIB do Brasil – 2018, IBGE.

Um dos rankings que gostaria de ressaltar, é o Ranking de Competitividade dos municípios, feito pela Comissão de liderança pública. Esse ranking, visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

A metodologia utilizada é SEALL e alguns dos objetivos da elaboração do ranking são: Incentivar a competição positiva entre os municípios, permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade e valorizar casos de sucesso, reconhecendo assim os pontos fortes e os destaques de cada município.

O ranking é dividido em 3 dimensões, que são detalhadas em 13 pilares compostos por 65 indicadores no total.

PRIMEIRA DIMENSÃO: Instituições, composta por dois pilares: “Sustentabilidade fiscal” (contendo 4 indicadores) e “Funcionamento da máquina pública” (contendo 6 indicadores).

SEGUNDA DIMENSÃO: Sociedade, composta por 6 pilares: “Acesso à saúde” (contendo 4 indicadores), “Qualidade da saúde” (contendo 5 indicadores), “Acesso à educação” (contendo 6 indicadores), “Qualidade da educação” (contendo 4 indicadores), “Segurança” (contendo 5 indicadores), “Saneamento” (contendo 7 indicadores) e, por fim, “Meio ambiente” (contendo 5 indicadores).

TERCEIRA DIMENSÃO: Economia, é composta por 4 pilares: “Inserção econômica” (contendo 3 indicadores), “Inovação e dinamismo econômico” (contendo 8 indicadores), “Capital humano” (contendo 3 indicadores) e “Telecomunicações” (contendo 5 indicadores).

No ano de 2022, Maringá ficou em 15° posição no ranking geral. Em 2023 ficou em 11°. De um ano para o outro Maringá subiu 4 posições. O destaque foi na terceira dimensão “ECONOMIA”, que ocupou a 10° posição no ranking geral e subiu três posições em relação ao ano passado. Comparado com o ano de 2022, o pilar instituições também merece destaque, subiu 99° posições e ocupa atualmente a 22° posição.

Abaixo, é possível visualizar a tabela comparativa dos anos de 2022 e 2023, dos 10 primeiros colocados no ranking geral.

Maringá é destaque entre as melhores cidades do Brasil, em qualidade de vida e em indicadores econômicos. Os índices e rankings são importantes para analisar a capacidade tecnológica, empreendedora e industrial da nossa cidade, por meio de indicadores que comparam nossa cidade com grandes capitais brasileiras. Maringá vem se destacando e tomando grandes espaços no Brasil e a tendência é que cada vez mais ocupe as primeiras posições nos rankings nacionais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação