IPS Brasil: Maringá está entre as 20 cidades com melhor qualidade de vida do Brasil

Maringá alcançou o 14º lugar entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026, consolidando-se entre as 20 cidades com melhor qualidade de vida do País. O município atingiu nota 70,87 no índice geral, resultado superior ao registrado em 2025, quando havia obtido 68,84 pontos, demonstrando evolução em indicadores sociais, ambientais e de acesso a serviços públicos.

Os dados fazem parte do Índice de Progresso Social Brasil 2026, levantamento elaborado com base em 57 indicadores sociais e ambientais provenientes de estudos anteriores de fontes públicas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) e MapBiomas. O índice varia de 0 a 100 e avalia os municípios em três grandes dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades.
Dentro do recorte de Fundamentos do Bem-estar, Maringá conquistou destaque estadual ao alcançar nota 78,32, ficando à frente de Londrina (74,94) e atrás apenas da capital, Curitiba, no Paraná (78,51). A dimensão considera indicadores relacionados ao acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar e qualidade do meio ambiente.
Para o prefeito Silvio Barros, o resultado reflete uma política pública voltada para o cuidado com as pessoas e planejamento de longo prazo. “Esse reconhecimento mostra que investir em educação, saúde, meio ambiente e inovação traz resultados concretos para a população. Mais do que um indicador, esse resultado representa qualidade de vida para quem vive em Maringá hoje e também o legado que estamos construindo para as próximas gerações”, afirma.
Ele também ressalta a importância da continuidade das ações públicas. “Os avanços não ocorrem de forma isolada. São fruto de planejamento, responsabilidade e de uma cidade que pensa no futuro sem deixar de cuidar das necessidades do presente. Seguiremos trabalhando para que Maringá continue sendo referência nacional em desenvolvimento humano e qualidade de vida”, diz.
