Restaurante de chef maringaense é eleito um dos 50 melhores da América Latina
Um restaurante paranaense foi classificado como um dos 50 melhores da América Latina. A lista do Latin America’s 50 Best foi divulgada nesta quinta-feira, 3, e trouxe como destaque o restaurante Manu, da chef maringaense Manu Buffara, localizado em Curitiba.
Nesta oitava edição da premiação, o “Manu” apareceu na 44ª colocação, sendo o nono restaurante brasileiro da lista. Este é o terceiro ano consecutivo que o restaurante curitibano aparece na classificação, uma das mais importantes do mundo.
“Buffara e sua equipe entusiasmada servem um menu de degustação de pratos elegantes. O menu apresenta vegetais, ervas e frutos do mar da região, provenientes de uma rede de produtores artesanais. […] A chef abriu o Manu em 2012 e, desde então, construiu uma família leal de fornecedores locais, muitos dos quais ela ajudou a desenvolver desde o início em negócios sustentáveis. Ela também trabalha extensivamente com a cidade de Curitiba em projetos sociais em torno da alimentação, desde uma iniciativa de colmeia urbana até a educação das crianças sobre vegetais”, destacou o texto no site da premiação.
Nas redes sociais, a chef comemorou o reconhecimento alcançado e parabenizou os demais colegas premiados. “Agradeço imensamente à minha equipe, minha família, meus amigos, meus clientes, meus fornecedores e à minha cidade. O Manu é 44 da América Latina, e temos muito orgulho disso! As lágrimas me ensinaram o valor de um sorriso, as lutas me ensinaram o valor de uma vitória, o tempo me ensinou o valor da espera, e Deus me ensina diariamente o valor da fé”, escreveu em um trecho da publicação.
Outros nomes brasileiros
O brasileiro mais bem colocado na lista do Latin America’s 50 Best foi o A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, de São Paulo, considerado o quarto melhor da América Latina neste ano. A lista também destaca outros restaurantes brasileiros: Oteque e Lasai, ambos no Rio de Janeiro, D.O.M., Maní, Evvaí, Mocotó e Corrutelo, todos em São Paulo.
Sucesso internacional
No ano passado, em entrevista exclusiva ao GMC Online, a chef Manu Buffara comentou sobre a realização de um novo sonho: abrir uma unidade em Nova York. O “Ella” concretizou um projeto que exigiu empenho e que, como ela mesma declarou nas redes sociais, “parecia um sonho”.
O projeto lançado em 2019, segundo ela, carrega a essência do Manu, de uma gastronomia leve, com pratos extremamente delicados e que prioriza o respeito pelo produto. No entanto, a ideia pensada para o “Ella” aliou conceitos mais jovens, modernos, à gastronomia autoral já enraizada na unidade de Curitiba.