Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

HPM testa 30 funcionários positivos para o coronavírus


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 19/05/2020 às 11h10 Atualizado 23/02/2023 às 01h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

30 funcionários do Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM) testaram positivo para a Covid-19. Esse é o resultado da testagem realizada nos 70 funcionários do Hospital Psiquiátrico de Maringá, entre médicos, enfermeiros e demais colaboradores.

A informação é do HPM, que divulgou um comunicado em que esclarece também que nenhum funcionário contaminado pelo novo coronavírus apresenta sintomas e todos estão em isolamento domiciliar.

O Governo do Estado fará testes nos pacientes do hospital. Seis mulheres estão com teste positivo e em isolamento. Há também 11 pacientes que aguardam resultado de exame, são considerados clinicamente suspeitos e estão em isolamento.

Segundo a presidente do HPM, Maria Emília Mendonça, o hospital não está recebendo mais pacientes, nem visitas. É uma medida de bloqueio sanitário.

“Nós fizemos outra ala de isolamento, imediatamente. […] Nós já investimos quase R$200 mil de recursos próprios desde o começo da crise do coronavírus”, diz Maria Emília.

O surto teria começado a partir de uma paciente que veio de Cascavel. O diretor do hospital Paulo Abdala explica que o Hospital Psiquiátrico é referência no estado para tratamento de transtornos mentais e por isso recebe pacientes de outras cidades.

“A admissão de um paciente no HPM não feita de forma aleatória, existe todo um protocolo. O paciente, inicialmente, é avaliado no seu município de origem, por uma equipe médica e de enfermagem e, uma vez detectando a necessidade desse paciente de submeter-se a um tratamento em regime hospitalar na especialidade de psiquiatria, é solicitado uma vaga junto a Secretaria Estadual de Saúde. […] É uma ideia errada pensar que um paciente portador de uma doença psiquiátrica, não pode ser portador de outras doenças. É também uma ideia errada, pensar que esse paciente não envelhece. Ou seja, nós recebemos uma população de pacientes psiquiátricos que, muitas vezes, apresenta comorbidades”.

O controle do surto está sendo realizado numa ação conjunta entre a administração do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.

A paciente “zero”, de Cascavel, está na UTI do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Todos os pacientes e funcionários serão testados.

Matéria atualizada às 10h15 do dia 19/5/2020.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação