Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de maio de 2024

Com a reabertura do Parque do Ingá, relembre curiosidades sobre o local


Por Redação GMC Online, com informações da Maringá Histórica Publicado 16/10/2020 às 14h05 Atualizado 25/02/2023 às 22h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O decreto publicado pela Prefeitura de Maringá nesta quinta-feira, 15, libera parques e praças da cidade, além de revogar a medida que proibia aglomeração de pessoas nesses espaços. O Parque do Japão já está funcionando desde o último sábado, e o Parque Alfredo Nyffeler reabriu as portas esta semana. Neste sábado, 17, é a vez do Parque do Ingá voltar a receber visitantes.

A história dos mais de 480 mil m² que formam Parque é repleta de curiosidades: de queimadas a zoológico e até visita de comitiva do Japão. O GMC Online reuniu uma série de acontecimentos que nem todo mundo sabe sobre o local.

LEIA TAMBÉM – Sem visitantes, animais inesperados são flagrados no Parque do Ingá; VÍDEO

Quando ainda era chamado de “Bosque I”, em 1963, a área sofreu com uma grande queimada, após um período de estiagem que atingiu todo o Estado. No final da década, a gestão de Adriano José Valente decidiu revitalizar o local e transformar em um espaço de lazer para a população maringaense.

Foto: Acervo Maringá Histórica

A inauguração do parque que conhecemos hoje foi em 10 de outubro de 1971, levando o apelido de “Clube do Povo”. Em seu primeiro fim de semana aberto, estima-se que 24 mil pessoas passaram pelo local.

Gruta de Nossa Senhora Aparecida

Foto: Reprodução/Suely Sanches

Durante visita de planejamento ao então “Bosque I”, Valente encontrou uma pequena gruta, formada pela nascente do córrego Moscados. Decidiu, então, demarcar o lugar e providenciar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A figura foi trazida de Aparecida do Norte, interior de São Paulo. Talhada pelo padre Alfredo Morgado, a estátua havia sido santificada em solenidade no ano de 1953.

Foto: Acervo Maringá Histórica

Quando chegou a Maringá, em 10 de outubro de 1971, uma multidão se reuniu à espera da santa.

Pedalinhos

Os pedalinhos foram inaugurados no fim da década de 70 e até hoje é uma das principais atrações do parque. Por um período nos anos 1990, o brinquedo ainda dividia espaço com caiaques e canoas, chegando a sediar campeonatos.

Foto: Acervo Maringá Histórica

Jardim Japonês

O espaço foi construído em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Em sua inauguração, em 1978, o casal imperial do Japão, príncipe Akihito e a princesa Michiko, visitaram o local.

Foto: Divulgação/PMM

Zoológico

Presente na memória de muitos maringaenses, o zoológico do Parque do Ingá foi desativado em 2007, devido a polêmicas e determinações legais. O espaço abrigava leões, macacos, onças e aves. Na época, a atração trazia uma estimativa de 1 milhão de visitantes ao parque anualmente.

LEIA TAMBÉM – Há 11 anos Parque do Ingá deixou de ter zoológico; VEJA FOTOS
Foto: Acervo/PMM

Maria Fumaça

Em 2016, a locomotiva 608 entrou em processo de tombamento como um patrimônio cultural de Maringá. Conhecida como “Maria Fumaça”, ela foi responsável pela inauguração da Estação Ferroviária do município, em 1954. Ela fica exposta no Parque do Ingá desde 1973.

Foto: Divulgação/PMM
LEIA TAMBÉM – Teleférico e outras atrações que já foram sonhadas para Maringá

Funcionamento

Fechado desde abril, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Parque do Ingá reabre de terça a domingo, das 8 às 18 horas. Estarão funcionando os serviços de Pedalinho, a Loja de Artesanato, a lanchonete e o Centro de Atendimento ao Turista. Por enquanto, o Museu do parque permanecerá fechado.

Veja o horário de funcionamento dos outros parques

Parque do Japão
Foi reaberto no sábado, 10.
Dia/horário de funcionamento: terça a domingo, das 8 às 18 horas.

Parque Alfredo Nyfeller
Foi reaberto na quarta-feira, 14.
Dia/horário de funcionamento: de domingo a domingo, das 6h30 às 20h30 horas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação