Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

‘É preciso deixar o falso moralismo de lado’, diz novo arcebispo de Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 10/07/2020 às 18h39 Atualizado 24/02/2023 às 18h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Arquidiocese de Maringá

O novo arcebispo de Maringá já está com boas impressões da cidade. Em conversa com a imprensa, Dom Severino Clasen disse que a primeira imagem que teve do clero local foi positiva. Ele foi anunciado como o novo arcebispo da igreja católica em Maringá no dia primeiro de julho, após a nomeação do papa Francisco. A posse dele está marcada para o dia 15 de agosto. A coletiva com jornalistas foi feita nessa quinta-feira, 9.

Dom Severino, de 66 anos, está em Caçador, Santa Catarina, desde 2011, onde é bispo.

Maringá está sem um arcebispo desde o fim de 2019, quando Dom Anuar Battisti pediu para sair alegando motivos pessoais. Desde então, Dom João Mamede tem atuado como administrador apostólico.

Clasen disse saber que o clero em Maringá tem divergências. E que isso é positivo para buscar uma unidade.

“Se nós tivéssemos total unidade, estaria desconfiado, pois nós humanos somos diferentes e precisamos de pessoas que pensem diferente. Assim, nós provamos nossa inteligência, humanismo, para chegar na convergência. A beleza está nisso”, afirmou.

Ao longo da coletiva, o novo arcebispo reforçou a importância do diálogo e de valorizar a diferença. Por conta disso, a igreja católica deve estar aberta a todas as pessoas. A igreja precisa deixar o falso moralismo de lado, apontou.

“A igreja não pode estar privilegiando alguns, ficar apenas nos princípios morais. Se ele se prende à esses princípios, não está mais sendo acolhedora. Ser acolhedor significa abrir diálogo para todas as pessoas”, declarou.

A celebração de posse está marcada para 15 de agosto, na catedral. Devido à pandemia da Covid-19, o espaço poderá receber apenas 30% de sua capacidade de público. Os lugares serão destinados aos bispos, padres, diáconos, coordenadores de pastorais e movimentos, seminaristas, religiosos, autoridades civis e imprensa.

Polêmica com política

Em outubro de 2018, o novo arcebispo de Maringá, dom Severino Clasen, foi assunto em Caçador, Santa Catarina, onde é bispo. Uma fala durante uma missa foi repercutida porque teria tido cunho político, dando a entender que ele favorecia o então candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad.

A igreja católica, na ocasião, disse que isso era boato e que, na verdade, ele falava sobre a importância de o cristão ser solidário. Leia mais aqui.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação