Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Eixo Monumental de Maringá: Veja como ficará a nova Avenida Getúlio Vargas


Por Iasmim Calixto Publicado 17/04/2024 às 10h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Portal GMC Online produzirá uma série de reportagens sobre as obras do Eixo Monumental de Maringá, que recentemente ganhou o nome de Eixo Monumental Dom Jaime Luiz Coelho.

WhatsApp Image 2024-04-17 at 08.51.25
Imagem: Natureza Urbana

As obras do Eixo Monumental de Maringá serão divididas em duas fases e sete trechos. A primeira fase, já iniciada, revitalizará três pontos, sendo eles a Praça da Catedral (trecho A), a Praça Renato Celidônio (trecho B) e a Vila Olímpica (trecho G).

Na segunda fase das obras, serão revitalizadas a Avenida Getúlio Vargas (trecho C), a Praça Raposo Tavares (trecho D), o Novo Centro (trecho E) e a Travessa Jorge Amado (trecho F).

EIXO MONUMENTAL: Trecho C

O trecho C do Eixo Monumental corresponte às obras que serão executadas na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da região central de Maringá. O trecho das obras da Avenida Getúlio Vargas tem uma área total de 14.898.20 m² e estimativa de custo de R$ 9,5 milhões. De acordo com o projeto, a licitação para contratação de empresa para executar as obras neste trecho deve ser aberta entre abril e maio deste ano.

Entre as execuções previstas para o local estão acessibilidade universal, três quiosques com marquises, implantação de uma ciclovia, implantação de mobiliário urbano (mesas, bancos, etc), revitalização na iluminação e no paisagismo local, construção de canteiros no estilo arquibancada e construção de uma área de jogos.

Em entrevista à CBN Maringá, o prefeito Ulisses Maia comentou sobre as obras que serão executadas no trecho C, que correspondem à Avenida Getúlio Vargas. Maia fala sobre o sonho de Maringá em ter um calcadão, espaço urbano que existe em outros grandes centros, como Curitiba e Londrina, e que a Cidade Canção ganhará em breve.

“Temos agora as obras que ainda não começaram, os outros trechos que ainda precisam ser licitados e que também terão mudanças muito significativas. A Getúlio Vargas, trecho C, é um deles que vai virar calçadão. […] Maringá sempre quis ter um calçadão”, disse.

Na região, o acesso aos veículos será mantido, com um trecho especial para quem mora nos prédios da avenida que fica no coração da Cidade Canção.

“[…] A Getúlio Vargas é perfeita, então ela dá o espaço para o calçadão. O trânsito vai ser o seguinte, as ruas que cortam a Getúlio continuarão cortando normalmente. Tiradentes, XV de Novembro, Néo Alves Martins, Santos Dumont e Brasil. Na altura do calçadão, o piso da avenida vai ser diferenciado, para manter todo o eixo monumental e para quem tem o prédio aqui na Getúlio, ele vai ter um acesso de carros só para entrar nos prédios. Toda a outra área vai ser calçadão. Não vai parar de passar carro, ainda vai ter essa possibilidade, mas muito menos do que temos agora.”, afirmou Ulisses.

As reportagens da série sobre o Eixo Monumental de Maringá são publicadas sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação