Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Em Maringá, pai e filho celebram aniversário com ensaio que homenageia profissões


Por Monique Manganaro Publicado 20/08/2021 às 15h36 Atualizado 20/10/2022 às 14h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O aniversário de 10 anos de um garotinho de Maringá foi eternizado com um ensaio fotográfico diferente do comum e muito inspirador. Com a ajuda do pai, que é fotógrafo, Enzo de Marco Castro decidiu aproveitar a data para homenagear algumas profissões que admira. Além de fotos incríveis, o menino ganhou experiências inesquecíveis. 

De acordo com o pai de Enzo, o fotógrafo maringaense Mike Castro, de 37 anos, a ideia partiu do próprio menino, que também é apaixonado por fotografia. “Enzo é muito criativo, gosta de brincar com possibilidades. Já fizemos outros ensaios e, dessa vez, pensávamos em fazer algo relativo a ele ‘trabalhando’. Aí veio a ideia: ‘Pai, e se fizéssemos com dez profissões, uma para cada ano?’ Resolvemos ali a questão! Peguei um rascunho e fomos esboçando os trabalhos que ele gostaria de fazer”, explica Castro sobre o processo criativo do ensaio. 

Segundo ele, Enzo queria homenagear profissionais que respeita e admira e, durante a conversa com o pai, começou a listar as profissões escolhidas. “Eu só interferia quando ele pensava em algo mirabolante demais, como astronauta”, destaca. 

Selecionadas as dez atividades, foi o momento de conseguir as “locações”, figurinos e todos os acessórios que seriam necessários para retratar a rotina de cada trabalhador. Castro começou a fazer contato com empresas e instituições para pedir permissão para fotografar nos espaços. “Polícia, Bombeiros e Secretaria de Limpeza Urbana, Escola Adventista, todos me trataram muito bem, e ficaram felizes em ser representados no projeto. Foi curioso no momento do pedreiro. Eu parei numa obra, e pedi, o rapaz ficou incrédulo. ‘Por que alguém quer tirar foto de pedreiro?’ A resposta do meu filho me mostrou que estou no caminho certo quanto à sua educação: ‘Sua profissão é importante, vocês constroem tudo que existe’”, relembra o pai, orgulhoso. 

Além dos policiais, bombeiros, garis, professores e pedreiros, Enzo também quis prestar homenagens aos agricultores, caminhoneiros, empresários, mecânicos e médicos. 

“Falando como fotógrafo, sei que algumas fotos não ficaram tecnicamente perfeitas, e alguns figurinos ficaram aquém do desejado. Mas minha intenção desde o início foi vê-lo se divertir. Quando ele se pendurou no caminhão de coleta, riu e pulou, não tirava o sorriso do rosto nem por um minuto”, comenta Castro. 

Enzo colecionou experiências durante o ensaio. Segundo o pai, após algumas tentativas de encontrar um caminhoneiro que estivesse disposto a ajudá-los, os dois encontraram um jovem que aceitou emprestar o veículo para as fotos. “[Ele] deixou ele entrar, mostrou o caminhão todo, e pasme: deixou o Enzo ligar o motor do caminhão. Meu filho ficou extasiado. Foi muito mais que um ensaio. Meu filho conheceu o ronco de um motor de carreta, entrou numa viatura da PRF, aprendeu sobre a plataforma do Corpo de Bombeiros, sentiu o peso de tijolos nas mãos, e se embrenhou numa horta linda, colheu alface e almeirão. Se eu puder definir esse ensaio em uma palavra só seria ‘incrível’”. 

Nesta quinta-feira, 19, dia do aniversário de Enzo, o fotógrafo compartilhou as fotos do filho nas redes sociais. A iniciativa rendeu dezenas de elogios e, claro, felicitações ao menino. 

Para o ano que vem, os dois ainda não têm uma ideia definida, mas Castro acredita que deverão inovar mais uma vez. “Ele gosta de fotografia, sabe manusear a câmera e tem bastante criatividade. Conhecendo meu filhote, acredito que vem algo bom para o ano que vem”, afirma. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação