Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Maringá em fotos: uma cidade, vários ângulos


Por Matheus Hernandes Publicado 10/05/2020 às 07h00 Atualizado 23/02/2023 às 03h54
Ouvir: 00:00

Completando 73 anos nesse ano de 2020, Maringá é conhecida pela sua vasta arborização, planejamento, pontos históricos e turísticos. E cada canto da cidade merece atenção dos fotógrafos. O Portal GMC Online conversou com alguns deles, que veem a cidade com diferentes olhares e diferentes técnicas para registrar cada momento.

Kaio Murilo possui um olhar característico para suas fotos. Ele diz que muitas delas foram tiradas para um concurso na cidade em que o tema era uma pergunta: “Como você vê Maringá?”. Sua foto e de sua amiga Anna Julia Sbardelott ficou em 3º lugar e foi um registo da Av. Advogado Horácio Raccanello Filho. “É onde tem muito movimento, onde muita coisa acontece ali, tem gente que casa, gente que grava videoclipe, está perto dos shoppings, então a gente achou que representava bem a cidade”, diz. Confira esta e outras imagens do fotógrafo:

Matheus Ficher também apresenta novas formas de ver a Cidade Canção. Sua foto preferida foi tirada de cima de um hotel. “É um ângulo da cidade que eu nunca tinha visto antes, vi esse céu misturado às luzes da cidade, acho que tudo combinou”, afirma Ficher. Já Fadi Hijazi possui como sua foto preferida uma imagem que registrou de dentro do Parque do Ingá da Catedral. “Estava meio escuro no parque, eu estava olhando a luz passar do no meio das folhas e achei a catedral no meio”, conta Hijazi.

André França possui até outra maneira de captar as imagens: a fotografia analógica. “O fato de não saber imediatamente como a foto ficou empolga muito e, se o resultado na revelação e digitalização ficar bom, acaba instigando pra ir atrás de mais clicks”, conta França. Para ele sua foto preferida é uma tirada na Avenida Getúlio Vargas. “A foto que eu mais gosto é daquele senhor caminhando na calçada com uma maleta, pois consegui fazer o foco mesmo estando em movimento, essa foi uma daquelas que eu não acreditava ter tido um bom resultado. Mas deu! Além disso a vestimenta dele fez com que a foto tivesse um ar mais retrô”, explica o fotógrafo.

O filmmaker Thiago Louzada possui a fotografia urbana como inspiração, utilizando esse tipo de técnica até para fotos de natureza. “O desafio é encontrar ângulos ou situações que possam chamar atenção de quem vê a foto”, diz. Confira algumas fotos dele:

Alguns fotógrafos preferem o drone para uma captura de um outro ângulo da cidade. Raony Piratello realiza esse tipo de captura há cinco anos e afirma que as fotos dependem muito do clima e da bateria do equipamento. Ricardo Matiello é outro que se utiliza desta técnica e sua foto da Catedral foi até vencedora de prêmio internacional, sendo capa da edição francesa da National Geographic, em 2015.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, cliquei aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação