Maringá pode registrar o dia mais frio do ano com nova queda nas temperaturas; geadas fortes avançam pelo Paraná

Maringá pode registrar nesta quinta-feira, 25, o dia mais frio de 2026. A previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) indica que a cidade terá uma madrugada de frio intenso, com condições para superar o recorde de menor temperatura do ano registrado até agora.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
De acordo com o órgão meteorológico, a mínima prevista para Maringá é de 6°C, enquanto a máxima não deve passar dos 17°C. Caso a temperatura fique abaixo da marca registrada em 11 de maio, quando os termômetros chegaram a 5°C às 7h da manhã, a cidade terá um novo recorde de frio em 2026.
- LEIA TAMBÉM: Veja o que se sabe sobre o desaparecimento da moradora de Maringá que sumiu após sair para trabalhar há 11 meses
O resfriamento é provocado por uma forte massa de ar polar que avançou sobre a região Sul do Brasil e derrubou as temperaturas em todas as regiões do Paraná. Nesta quarta-feira (24), diversas cidades paranaenses registraram geadas e temperaturas negativas, especialmente nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Estado.

Segundo o Simepar, o amanhecer desta quinta-feira será marcado por frio rigoroso em várias regiões paranaenses. “A madrugada de quinta-feira será marcada por frio intenso, com previsão de temperaturas negativas nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e dos Campos Gerais. Nestas áreas, aumenta a probabilidade de ocorrência de geada de moderada a forte intensidade”, informou o órgão. Apesar do frio persistente, a previsão indica uma elevação gradual das temperaturas durante a tarde. Mesmo assim, o tempo segue gelado em praticamente todo o Estado.
Formação de geadas
Além de Maringá, a atenção também está voltada para a formação de geadas. O Simepar alerta que o fenômeno deve ocorrer desde o Oeste, na fronteira com o Paraguai, até a Região Metropolitana de Curitiba, passando pelos Campos Gerais e pelo Sul da região Noroeste. As geadas mais fortes estão previstas para as regiões Sul, Centro-Sul e Sudoeste, próximas à divisa com Santa Catarina.

“O ar frio segue rigoroso em boa parte do Paraná com temperaturas muito baixas, por isso vamos ter mais um dia com formação de geadas desde o Oeste, fronteira com o Paraguai até a Região Metropolitana de Curitiba, assim como nos Campos Gerais e sul da região Noroeste. As geadas mais intensas estão previstas para o Sul, Centro-Sul e Sudoeste, divisa com Santa Catarina”, destacou o Simepar.
A tendência é que a massa de ar polar comece a perder força a partir de sexta-feira (26). No entanto, as manhãs ainda devem seguir frias nos próximos dias. O Simepar também monitora a aproximação de uma frente fria para o fim de semana, sistema que poderá trazer o retorno das chuvas ao Paraná.
