Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024

Maringaense que coordenou operações aéreas no RS conta experiência


Por Redação GMC Online e CBN Maringá Publicado 08/05/2024 às 15h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00
a3d14c71f3d1b2b5dea005e4e033a9d1
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros.

O capitão Alexandre Bettiol Ferelli do Corpo de Bombeiros do Paraná coordenou a primeira equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BPMoa) que foi ao Rio Grande do Sul para socorrer as vítimas das enchentes.

Ferelli é de Maringá, mas atua em Curitiba. Ele conta a emoção da solidariedade em torno da maior tragédia climática do RS.

“Eu sou piloto do Falcão 08, coordenador de operações aéreas que foi designado aqui pelo batalhão de operações aéreas aqui em Curitiba…eu já retornei, nós retornamos ontem ao final do dia aqui para Curitiba por ter já dado os primeiros sete dias de operação. Tem outra equipe nossa lá…nós revezamos a equipe, e nós trabalhamos com o Falcão 08 lá para resgatar as vítimas…para dar a primeira resposta ali na quinta-feira, no dia 2…nós deslocamos, saímos 8h30 da manhã de Curitiba e conseguimos chegar lá em Lajeado por volta das 4h30 da tarde. Lajeado foi a cidade que mais foi afetada com o início das chuvas…fomos a primeira aeronave a chegar em Lajeado de fora do Rio Grande do Sul. Tinha duas aeronaves operando lá…condições meteorológicas degradadíssimas, ruins…nós conseguimos já no primeiro dia resgatar 26 pessoas, e prosseguimos com os resgates em Lageado até o sábado pela manhã […] Eu tenho 19 anos de serviços dentro do Corpo de Bombeiros…a gente passa por muita coisa, e eu nunca vivi algo tão intenso em termos de volume de serviço, integração com outras instituições, e o próprio trato com a população que estava carente. As cenas são comoventes”.

Ouça a matéria completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação