Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Prefeitura de Maringá volta atrás em algumas medidas do novo decreto


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 08/07/2020 às 17h58 Atualizado 24/02/2023 às 17h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá voltou atrás em relação à suspensão dos ônibus aos finais de semana. Em novo decreto (nº 952/2020), publicado na tarde desta quarta-feira, 8, o poder público autorizou a volta do serviço de transporte público aos sábados e domingos para os trabalhadores ou emergências. Apesar disso, o decreto não informa como será feita a fiscalização.

Açougues, quitandas, peixarias, casas de massas, padarias e similares, que estavam proibidos de funcionar aos domingos, agora podem atender por delivery neste dia da semana, até às 13h.

Na segunda-feira, 6, a Prefeitura de Maringá publicou o decreto nº 943/2020 suspendendo os ônibus por duas semanas, aos finais de semana. Segundo o poder público, a medida era para reduzir o contágio do novo coronavírus na cidade. A decisão foi muito criticada por maringaenses, principalmente porque o funcionamento dos serviços essenciais, como na área da saúde, continuaria. 

O transporte metropolitano não foi suspenso em momento algum, e isso poderia trazer mais problemas, já que pessoas que trabalham fora de Maringá podem precisar de ônibus para se deslocar dentro da cidade.

Após a publicação da nova medida, na segunda, a reportagem recebeu uma série de perguntas sobre o decreto.  As questões giraram em torno do seguinte: mas e os trabalhadores de serviços essenciais, como saúde, como ficam? 

Dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informam que por dia, em média, 30 mil pessoas têm usado o transporte coletivo neste período de pandemia. Aos finais de semana, o número fica em torno de 10 mil. 

Desde o início da pandemia, a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) reduziu a frota em torno de 60% do que rodava diariamente. Agora, são 150 ônibus. Em razão disso, houve alteração de horários. Em um primeiro momento, a empresa acionou a Justiça para que a Prefeitura de Maringá ajudasse financeiramente, já que tem havido prejuízos. A direção, agora, disse à CBN que tem havido conversas com o Executivo, mas nada concreto. 

Há cerca de 20 dias, um decreto da Prefeitura determinou que os ônibus da TCCC só carreguem pessoas sentadas – se houver alguém de pé, pode haver multa. Até o momento, o Executivo não notificou a empresa por descumprir essa medida. 

A reportagem apurou que tem havido a tolerância de uma ou duas pessoas de pé nos ônibus, já que, como tem havido menos linhas devido à pandemia, se o usuário não pegar o ônibus em determinado horário, deverá esperar mais do que o normal para conseguir entrar em outro. 

Até a tarde desta quarta-feira, Maringá já tinha registrado 20 mortes em razão do novo coronavírus e quase dois mil casos confirmados da doença. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação