Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Após mais de 80 anos, Sonho de Valsa deixou de ser bombom; entenda


Por Redação GMC Online Publicado 16/04/2024 às 15h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00


O clássico Sonho de Valsa deixou de ser identificado como um bombom? A reposta é: sim. O doce de mais de 86 anos de história, é comercializado desde 2022como wafer. A decisão veio da Mondeléz, proprietária da Lacta e fabricante do produto. O motivo? Reduzir os impostos pagos.

Sonho de Valsa deixou de ser bombom
Foto: Reprodução

Anteriormente classificado como bombom devido ao seu formato e embalagem, o Sonho de Valsa estava sujeito a uma tributação de 5% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para contornar isso, a Mondeléz adotou uma embalagem mais hermética, enquadrando o produto como ” “Produtos de padaria, pastelaria ou da indústria de bolachas e biscoitos”, que tem tributação zero.

Portanto, essa mudança está em conformidade com a legislação, permitindo que a empresa economize no IPI do produto.

O tradicional ex-bombom Sonho de Valsa foi lançado em 1938 e mantém sua receita original até hoje: um recheio de massa de castanha de caju envolto por uma fina camada de wafer, coberto com chocolate meio amargo e ao leite. A alteração não afeta a composição do produto, apenas o nome.

Sonho de Valsa deixou de ser bombom. E estratégia não é novidade

Essa estratégia não é novidade no mercado. Marcas como Garoto e McDonald’s já adotaram táticas semelhantes. Em 2021, o bombom Serenata de Amor também foi reclassificado como wafer. O McDonald’s alterou a denominação de seu sorvete para bebida láctea, que possui isenção de PIS/Cofins.

Desde 2015, chocolates e sorvetes são tributados com uma alíquota de 5% sobre o preço de venda. Isso abre espaço para as empresas explorarem diferentes categorias no sistema tributário brasileiro, visto que o enquadramento do produto pode determinar a alíquota de imposto aplicável.

As informações são do Estado de Minas

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação