
A poucos dias das festas de fim de ano, um dos principais dilemas natalinos volta à tona e costuma virar assunto nas reuniões de família, especialmente quando se trata do cardápio das ceias de Natal e Ano Novo. Afinal, usar ou não usar uva-passa nas receitas?
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Queridinha de uns e odiada por outros, a versão desidratada da uva fresca pode até não agradar a todos os paladares, mas é inegável que oferece benefícios à saúde e permite diferentes formas de uso na culinária, além de contribuir para a apresentação dos pratos.
Em entrevista ao GMC Online, a nutricionista Flávia Teixeira Kéller, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Ingá (Uningá), explica que a uva-passa é um alimento rico em fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B, potássio e compostos fenólicos.
Segundo a especialista, o consumo auxilia no funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, tem ação antioxidante (que reduz danos celulares) e contribui para a saúde cardiovascular e o fortalecimento da imunidade.
“Quando a água é retirada da uva fresca, os nutrientes, principalmente os açúcares naturais, ficam concentrados, tornando a uva-passa mais doce e energética do que a uva in natura”, explica.
Em relação ao valor energético, Flávia afirma que a porção nutricionalmente recomendada é de 30 gramas por dia, o equivalente a duas colheres de sopa cheias, o que fornece aproximadamente 90 kcal. “Só não pode exagerar. Tem gente que come um pacote inteiro; vamos dizer que o pacote tenha 200 gramas: isso equivale a praticamente 500 kcal”, alerta.
“Além de muito utilizada em receitas natalinas, a uva-passa é um ingrediente saudável que pode ser incorporado ao dia a dia, em preparações como saladas, arroz à grega, granola, iogurtes, mingaus, pães, bolos e mix de castanhas”, destaca.
Veja abaixo alguns pratos comuns no fim de ano que levam uva-passa na receita:
- Arroz à grega natalino
- Farofa com frutas secas
- Rabanada com frutas secas
- Panetone e chocotone caseiros
- Pavê natalino com frutas secas
- Salpicão natalino
- Cuscuz paulista com uva-passa
- Peru ou frango assado com farofa de uva-passa
- Torta fria natalina com uva-passa
- Salada Waldorf (maçã, nozes e uva-passa)