Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Estamos sozinhos no universo? Ou existe vida extraterrestre?


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 16/05/2020 às 21h20 Atualizado 23/02/2023 às 01h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estaríamos sozinhos no universo? A pergunta intriga o homem e de tempos em tempos ganha destaque. No último dia 27 de abril, o Pentágono retirou o sigilo sobre três vídeos feitos por pilotos da Marinha americana.

As imagens não são novidade mas, pela primeira vez, o Governo americano reconheceu a veracidade dos vídeos. As imagens mostram objetos voadores não identificados (Ovnis), que não são necessariamente de outro planeta.

Nesta semana, em Magé, no Rio de Janeiro, moradores avistaram objetos luminosos no céu e muita gente imaginou que fossem extraterrestres.

Foi o fascínio pelos mistérios do universo que fez com que o designer Fernando Tommaselli e a namorada dele, Larissa Munhoz, criassem uma marca de produtos do outro mundo: camisetas, chaveiros, porta-trecos, entre outros; com imagem de disco voador, ETs, Nasa. E as vendas não estão decepcionando, afinal, a literatura, o cinema e a indústria, não deixam a gente esquecer que tem um universo de mistérios lá fora.

“Em 98, lançou o filme ‘Alien’. Tinha acabado de lançar e eu era criança. Eu gostei muito, pois tinha toda essa atmosfera, dava medo e me marcou bastante. Comecei a pesquisar sobre o assunto e assim, do nada, resvolvemos criar a marca”.

“A marca tem esse nome (‘Vaca do Espaço’, na tradução livre) por conta dos vários relatos populares de abdução desses animais por extraterrestres. A gente até brinca que talvez elas estejam indo pra um lugar melhor do que estamos hoje (risos)”, afirmou Fernando.

Enquanto uns canalizam o fascínio pelo cosmos desta maneira, de apelo comercial, outros se entregam à contemplação e ao estudo do universo. 

É o que faz o matemático Maico Zorzan, que trabalha numa empresa de engenharia. Nas horas vagas ele se dedica ao Clube de Astronomia Edmond Harley, de Marialva.

“O clube já existe há 10 anos e é formado de pessoas que tem a astronomia como hobbie, mas não vivem financeiramente disso. São professores de física, matemáticas, engenheiros, profissionais da tecnologia que possuem essa paixão pela astronomia”.

“Dentro da astronomia, é feito todo um estudo em questão à órbitas e, dentro da física envolvida nisso, conseguimos mandar o homem para a lua, colocar satélites no espaço e termos serviços de telecomunicações que usamos hoje, como TV, internet, telefonia e afins”.

“Na verdade, a astronomia é a ciência mais acessível que temos. Às vezes, não damos o valor devido, mas se formos analisar, o nosso calendário e as noções de ‘dia e noite’ surgiram de estudos cósmicos.”

Enquanto a astronomia busca vida em outros planetas, a ufologia tenta provar a presença de extraterrestres entre nós. E o principal material de estudo são os objetos voadores não identificados. Há relatos de objetos avistados nos nos quatro cantos do planeta.

O jornalista e ufólogo Ademar Gevaerd, editor da revista UFO, é um apaixonado pelo assunto. Já dedicou mais de 50 anos de vida ao tema. Atualmente, é uma autoridade no assunto, consultado sempre que surge uma dúvida, como no caso de Magé.

“O meu trabalho hoje é exclusivamente dedicado à Ufologia. Faço investigações, palestras, edito livros, conferências em inúmeros países e te falo: é uma vida bastante atípica. Estamos sujeitos à situações curiosas há qualquer momento, como no caso do Rio de Janeiro”.

“O governo americano tem conhecimento da existência de vida extraterrestre e investe milhões em investigações sobre isso desde 1947. Em 2018, foi revelado que o Pentágono investe U$ 22 mi por ano investigando sobre discos voadores. Ora, ninguém gasta tanto em uma pesquisa sem hipóteses verdadeiras”.

A vida extraterrestre segue sendo um mistério. Um mistério de outro mundo que é e sempre será combustível para a imaginação humana.

Ouça o conteúdo completo no ‘Podcast CBN’.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…