Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Missão Expo Dubai apresenta tecnologias urbanas


Por Silvio Barros Publicado 28/02/2022 às 12h41 Atualizado 20/10/2022 às 14h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Expo Dubai 2020

Olá, amigos! Eu estou coordenando uma missão técnica em Dubai de gestores públicos, empresários, dirigentes de entidades da sociedade civil que vai conhecer de perto o que há de mais moderno no mundo em sustentabilidade, em mobilidade e em oportunidades de negócios do futuro. Esses são os temas da Expo Dubai, a feira mundial que acontece a cada cinco anos e que agora está nas últimas semanas de atividades lá nos Emirados Árabes.

A Expo Dubai começou em outubro de 2021 e vai terminar agora, no dia 31 de março de 2022. Nesses seis meses de duração, vai superar a marca de 15 milhões de visitantes. Além de visitar os pavilhões que mostram os mais recentes avanços da sustentabilidade, da mobilidade, a nossa missão vai visitar também outros lugares que são referência mundial em inovação urbana. 

Como, por exemplo, a cidade de Mazda, em Abu Dhabi, construída para abrigar até 50 mil pessoas, é um aglomerado urbano que gera sua própria energia, parte da sua comida, não tem transporte privado, só público, e totalmente autônomo, sem motorista. É, também, onde fica a sede da Universidade da Inteligência Artificial.

Também vamos visitar a cidade sustentável de Dubai, o protótipo de comunidade, ou bairro inteligente, que pode ser implantado até nas nossas próprias cidades. Um novo paradigma de planejamento urbano de construções e edificações sustentáveis, geração de energia e, também, de alimentação.

Nós vamos conhecer o Sky Way, o novo modal de transporte de cargas e passageiros totalmente elétrico que trafega numa velocidade de 150km/h, com baixíssimo impacto ambiental e altamente competitivo no custo do transporte. 

Tudo que a nossa delegação vai ver de perto, poderá ser visto num canal específico do Youtube e depois será transformado em um e-book, um livro virtual que pode ser baixado gratuitamente pela internet por qualquer gestor público ou dirigente de entidade que queira conhecer e, quem sabe, incorporar essas tecnologias no planejamento no futuro de suas próprias cidades.

CLIQUE AQUI e veja outras notícias da Expo Dubai.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação