Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de julho de 2024

Morador flagra ‘tromba terrestre’ gigante em Marialva; VÍDEO


Por Fábio Guillen Publicado 07/05/2021 às 21h31 Atualizado 24/02/2023 às 22h29
Ouvir: 00:00
Tromba terrestre
Fenômeno foi visto em Marialva, na região de Maringá – Foto: Rafael Silva

Um morador de Sarandi flagrou uma “tromba terrestre” gigante em Marialva, na região metropolitana de Maringá, na tarde desta sexta-feira, 7. O vídeo foi gravado por volta das 15h desta sexta. Segundo Rafael Silva, morador que fez o registro, ele estava passando pela BR-376 quando viu a imagem inusitada. 

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp

Silva disse ainda que parou para fazer o registro porque viu que se tratava de um redemoinho de terra muito grande. Outros moradores também pararam para observar o fenômeno. O geógrafo climatologista da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Zandonadi, avaliou o vídeo e acredita que o fenômeno que passou por Marialva seja uma tromba terrestre, que é uma espécie de tornado. 

“Parece ser uma tromba terrestre, semelhante a uma tromba d’água, mas em terra. Os dois são uma espécie de tornado, mas de bem menor intensidade. Em inglês é chamado de landspouts e pode ocorrer com tempo mais firme, sem chuva. Provavelmente ocorreu por conta da frente fria que está passando pela região gerando rajadas de ventos”, explicou o geógrafo climatologista. 

Veja o vídeo abaixo:

Vídeo cedido por Rafael Silva

O vídeo também foi avaliado pelo técnico em meteorologia e caçador de tempestades, Acácio Cordioli. Segundo ele, o fenômeno pode se formar em locais com tempo seco. 

“Esse fenômeno do vídeo trata-se de um redemoinho de poeira também conhecido como Dust Devil. Eles se formam quando uma parcela de ar aquecida sobe rapidamente na atmosfera fazendo com que o ar ganhe giro. Como na região ali onde ele se formou está bem seco, esse redemoinho acaba sugando a poeira para cima deixando à mostra essa coluna de ar”, explicou.

Nesse caso de Marialva, não houve registro de danos causados pelo fenômeno, mas os moradores relataram que o redemoinho ou tromba terrestre deixou muita poeira por onde passou. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Advogada é proibida de se aproximar de loja do Burguer King após ser acusada de injúria racial


A Justiça determinou nesta sexta-feira, 26, que a advogada Fabiani Marques Zouki deve manter distância mínima de 300 metros de…


A Justiça determinou nesta sexta-feira, 26, que a advogada Fabiani Marques Zouki deve manter distância mínima de 300 metros de…

Geral

Brasil registra morte por coqueluche após três anos sem óbitos; vítima é bebê do Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná confirmou uma morte por coqueluche em Londrina. Segundo comunicado, a vítima…


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná confirmou uma morte por coqueluche em Londrina. Segundo comunicado, a vítima…