Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de maio de 2024

Papagaios vítimas de tempestade na região recebem alta e voltam à natureza


Por Fábio Guillen Publicado 05/07/2021 às 19h44 Atualizado 20/10/2022 às 11h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação IAT

Pelo menos 50 papagaios que foram vítimas de uma chuva de granizo em maio deste ano foram devolvidos à natureza nas últimas semanas, segundo informações do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná. As aves estavam machucadas recebendo tratamento em hospitais veterinários do Paraná. Durante a chuva de granizo que atingiu Santa Mônica, no Noroeste do Paraná, no dia 30 de maio, mais de cem papagaios morreram e dezenas ficaram feridos. A tempestade atingiu uma grande ninhada e, por isso, a destruição foi grande no local. 

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp

Durante todo esse tempo, dezenas de voluntários se organizaram para salvar a vida das dezenas de aves feridas. Ainda na propriedade rural onde estavam os ninhos, os voluntários começaram o trabalho de resgate logo após a chuva e encaminharam as aves para o Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina, e para o Hospital Veterinário da Unicentro, em Guarapuava. 

De acordo com o IAT, os animais receberam anti-inflamatórios, antibióticos e medicamentos homeopáticos, além de curativos. Foi feita, também, a hidratação e a sondagem dos que não se alimentavam sozinhos. O trabalho foi feito com muito amor por todos os envolvidos e o resultado foi a devolução das aves à natureza. 

“Um trabalho em conjunto com a Força Verde nos permitiu um atendimento rápido e preciso nesse desastre natural que ocorreu na região. A agilidade no primeiro atendimento preserva a vida da fauna vitimada”, afirmou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

A soltura das aves aconteceu no mesmo local da chuva de granizo e os papagaios puderam voltar ao seu habitat natural. “Todos apresentam boas condições de saúde. O importante é que agora eles foram inseridos na natureza, no habitat natural deles”, afirmou o  chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconcelos Filho. 

As aves receberam anti-inflamatórios, antibióticos e medicamentos homeopáticos, além de curativos – Foto: Divulgação IAT

Os fiscais do IAT continuarão monitorando os animais durante os próximos dias para avaliar o comportamento deles após seu retorno à natureza. Todos os envolvidos no trabalho de resgate das aves estão felizes com o resultado da operação. 

“Uma resposta rápida como a que foi dada nessa situação de emergência somente foi possível graças à integração entre instituições parceiras e ao sistema de gestão de fauna silvestre implantado no Paraná, com o estabelecimento de uma rede de parcerias em diversas regiões do Estado”, completou a bióloga e chefe do Setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.

Envolvidos no resgate

Foto: Reprodução IAT/Força Verde e Sedest

Todas as aves foram resgatadas por fiscais do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) em uma área rural do município de Santa Mônica, perto de Paranavaí.

Papagaio ferido pelo granizo no dia 30 de maio de 2021 – Foto: Arquivo / Polícia Ambiental
Momento de uma das solturas – Foto: Divulgação IAT

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, vídeo registra momento em que dique extravasa; veja


O prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT), publicou nas redes sociais o registro do momento em que um…


O prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT), publicou nas redes sociais o registro do momento em que um…

Geral

Resgatada de barco no Rio Grande do Sul salvou só a sacola de remédios: ‘Água entrando em casa’


“Atenção moradores. Saiam de suas casas”. Foi com essa mensagem, transmitida por um carro de som da Defesa Civil, que…


“Atenção moradores. Saiam de suas casas”. Foi com essa mensagem, transmitida por um carro de som da Defesa Civil, que…

Geral

Mortes por chuva no Rio Grande do Sul chega a 56 e supera nº de vítimas após ciclone em setembro


O número de mortos (56) pelas enchentes que castigam o Rio Grande do Sul nesta semana já superou o total…


O número de mortos (56) pelas enchentes que castigam o Rio Grande do Sul nesta semana já superou o total…