Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Papagaios vítimas de tempestade na região recebem alta e voltam à natureza


Por Fábio Guillen Publicado 05/07/2021 às 19h44 Atualizado 20/10/2022 às 11h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação IAT

Pelo menos 50 papagaios que foram vítimas de uma chuva de granizo em maio deste ano foram devolvidos à natureza nas últimas semanas, segundo informações do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná. As aves estavam machucadas recebendo tratamento em hospitais veterinários do Paraná. Durante a chuva de granizo que atingiu Santa Mônica, no Noroeste do Paraná, no dia 30 de maio, mais de cem papagaios morreram e dezenas ficaram feridos. A tempestade atingiu uma grande ninhada e, por isso, a destruição foi grande no local. 

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp

Durante todo esse tempo, dezenas de voluntários se organizaram para salvar a vida das dezenas de aves feridas. Ainda na propriedade rural onde estavam os ninhos, os voluntários começaram o trabalho de resgate logo após a chuva e encaminharam as aves para o Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina, e para o Hospital Veterinário da Unicentro, em Guarapuava. 

De acordo com o IAT, os animais receberam anti-inflamatórios, antibióticos e medicamentos homeopáticos, além de curativos. Foi feita, também, a hidratação e a sondagem dos que não se alimentavam sozinhos. O trabalho foi feito com muito amor por todos os envolvidos e o resultado foi a devolução das aves à natureza. 

“Um trabalho em conjunto com a Força Verde nos permitiu um atendimento rápido e preciso nesse desastre natural que ocorreu na região. A agilidade no primeiro atendimento preserva a vida da fauna vitimada”, afirmou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

A soltura das aves aconteceu no mesmo local da chuva de granizo e os papagaios puderam voltar ao seu habitat natural. “Todos apresentam boas condições de saúde. O importante é que agora eles foram inseridos na natureza, no habitat natural deles”, afirmou o  chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconcelos Filho. 

As aves receberam anti-inflamatórios, antibióticos e medicamentos homeopáticos, além de curativos – Foto: Divulgação IAT

Os fiscais do IAT continuarão monitorando os animais durante os próximos dias para avaliar o comportamento deles após seu retorno à natureza. Todos os envolvidos no trabalho de resgate das aves estão felizes com o resultado da operação. 

“Uma resposta rápida como a que foi dada nessa situação de emergência somente foi possível graças à integração entre instituições parceiras e ao sistema de gestão de fauna silvestre implantado no Paraná, com o estabelecimento de uma rede de parcerias em diversas regiões do Estado”, completou a bióloga e chefe do Setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.

Envolvidos no resgate

Foto: Reprodução IAT/Força Verde e Sedest

Todas as aves foram resgatadas por fiscais do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) em uma área rural do município de Santa Mônica, perto de Paranavaí.

Papagaio ferido pelo granizo no dia 30 de maio de 2021 – Foto: Arquivo / Polícia Ambiental
Momento de uma das solturas – Foto: Divulgação IAT

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal, que aciona polícia


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…

Geral

Governo federal avalia PEC para ampliar atuação na segurança pública, diz secretário


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…

Geral

‘Tem professor que fala: ChatGPT, melhora essa aula para mim’, diz secretário de SP


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…