Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Paraná tem 679 aviões particulares em atividade; ‘Um investimento que compensa’, diz maringaense


Por Creative Hut Publicado 31/10/2021 às 10h38 Atualizado 20/10/2022 às 21h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Paraná tem 679 aviões particulares em atividade; 'Um investimento que compensa', diz maringaense
Skyhawk 172, aeronave que pertence à família maringaense. Foto: Arquivo pessoal

Existem 679 aviões particulares em atividade no Paraná, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Houve um aumento de 3,9% em relação ao ano passado, quando o Estado somava 653 aeronaves privadas aptas a operar. O número inclui aviões de pessoas físicas e jurídicas, como empresas de fertilizantes, loteadoras, construtoras, transportadoras, bancos e outras.

A estimativa é que cerca de 90 aviões particulares sejam de propriedade de maringaenses, segundo levantamento feito pelo GMC Online. Algumas ficam em hangares no Aeroporto Regional de Maringá e há, ainda, dois aeroportos privados na região, que abrigam aviões de maringaenses: a Pousada das Águias, que fica no município de Presidente Castelo Branco, e o Recanto das Águias, em Iguaraçu. 

Um dos aviões pertence aos Gimenez, família de advogados de Maringá, sócios da Pousada das Águias. Trata-se de uma aeronave Skyhawk 172, com quatro lugares, avaliada em aproximadamente R$ 500 mil. Este é um avião americano, monomotor, fabricado pela empresa Cessna Aircraft Company. 

O avião, que foi comprado pela família há cerca de 15 anos, é um investimento que compensa, segundo o proprietário José Miguel Gimenez, de 59 anos. “Usamos para lazer e para trabalho. Se for necessário ir para uma audiência no município de Umuarama, por exemplo, vamos de avião, então facilita bastante para a gente”, relatou em entrevista ao GMC Online.

Paraná tem 679 aviões particulares em atividade; 'Um investimento que compensa', diz maringaense
Avião Skyhawk 172 fica na Pousada das Águias. Foto: Arquivo pessoal

E é ele mesmo quem pilota a aeronave. José Miguel Gimenez fez aulas teóricas, aeroclube, foi aprovado no exame da Anac e fez treinamento prático do curso de piloto privado. Hoje ele tem habilitação para pilotar aeronaves. Agora, são os filhos dele, Warrison e Walace, também advogados, que pretendem tirar a licença para pilotar o avião.

A aeronave já é um atrativo entre os amigos. “Quando fazemos churrasco na Pousada das Águias, nosso condomínio aeronáutico, chamamos os amigos para conhecer, voar, alguns gostam de tirar fotos”, conta Warrison.

Aeronave Skyhawk 172 que pertence à família de Maringá. Foto: Arquivo pessoal

A Pousada das Águias, em Presidente Castelo Branco, abriga 30 aeronaves. Há modelos como o Skyhawk 172, Bonanza, King Air, Meridian e outras. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação