Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

‘Criar a Polícia Municipal para transformar Maringá na cidade mais segura do Brasil’, diz Delegado Jacovós, pré-candidato a prefeito


Por Iasmim Calixto Publicado 03/05/2024 às 10h28
Ouvir: 00:00

Os veículos do Grupo Maringá de Comunicação começaram uma nova sequência de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Maringá. A primeira rodada aconteceu em setembro de 2023 e deu início ao debate sobre o futuro da cidade. Dessa vez, participam sete candidatos que serão entrevistados às 8h20 na Maringá FM pelo apresentador e colunista Tiago Valenciano, às 8h45 pelo Portal GMC Online nos estúdios de podcast do GMC e às 9h35 ao vivo na CBN pela jornalista Brenda Caramaschi.

O objetivo das entrevistas é apresentar à população a visão que cada pré-candidato tem dos principais problemas que o maringaense enfrenta no dia a dia, as soluções que têm em mente e os projetos que deseja implantar no município. Os ouvintes e leitores poderão enviar perguntas para o WhatsApp (44) 3220 4048.

As entrevistas serão veiculadas de segunda a sexta, entre os dias 30 de abril e 10 de maio, com exceção da quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional, e da quinta-feira, dia 9.

ENTREVISTA: DELEGADO JACOVÓS

WhatsApp-Image-2024-05-03-at-08.50.49
Foto: Grupo Maringá de Comunicação

O pré-candidato Delegado Jacovós (PL) participou da série promovida pelo Grupo Maringá de Comunicação nesta sexta-feira, 3. Em entrevista ao cientista político Tiago Valenciano, Jacovós comentou sobre a manutenção de secretarias municipais, onde afirma que não é necessário criar secretarias para firmar cabides de emprego.

“Obviamente que eu acho um exagero. Eu acho, assim, não há necessidade de ficar criando secretarias para serem cabides de emprego. Tem secretarias, no meu entendimento, que devem ser extintas. Acredito que, um número razoável de secretarias para Maringá seriam 20 secretarias. Nós estamos fazendo um estudo, eu tenho um grupo de trabalho, e esse grupo de trabalho […] vai apresentar à cidade um plano de governo compatível com o nosso orçamento”, afirmou.

A respeito da atual situação da zeladoria urbana em Maringá, o pré-candidato do PL afirmou que é preciso qualificar os funcionários que exercem as funções de limpeza e manutenção do município.

“Eu acho que tem que qualificar e especificar mais os funcionários públicos. […] obviamente, não nós temos toda semana um temporal, um vendaval em Maringá que derrume, como vimos no passado, 150 árvores de uma vez só. E aí não dá para voce pegar um CC [cargo comissionado], entregar uma motosserra na mão dele e falar ‘junta todos os CC, vamos pra rua, vamos limpar’, não funciona assim. […] você faz um concurso público específico, manda um projeto para a câmara dizendo: essas pessoas serão contratadas para formar uma brigada […] de ação emergencial […]”, disse Jacovós.

WhatsApp-Image-2024-05-03-at-09.12.02
Foto: Grupo Maringá de Comunicação

Com experiência na segurança pública, Delegado Jacovós comentou sobre a sensação de insegurança que paira sobre Maringá, especialmente pelo percepitível aumento de crimes e da violência na cidade. O pré-candidato ainda comentou sobre a criação de uma Polícia Municipal.

“Algumas coisas são bem claras ou óbvias. Quando você anda pela área central de Maringá e você vê uma praça pública sendo tomada por consumidores de drogas, por traficantes… porque aquelas pessoas que estão ali montando barracas, muitas vezes em praça pública, eu digo pra você, 30% são pessoas que tiveram problemas de ordem familiar, foram pra rua, às vezes, por uma questão de depressão, e 70% são vadios, são criminosos, que você tendo condição de identificá-los e enquadrá-los dentro da lei, é um problema fácil, no meu entendimento, de resolver. […] eu vou pegar a minha Polícia Municipal, não vai ser guarda municipal, vai ser Polícia Municipal. […] então assim, eu transformaria essa Guarda Municipal em Polícia Municipal, dentro do contexto jurídico […] e diria pra você: Maringá, aí sim, seria a cidade mais segura do Brasil.”

Assista a entrevista completa do pré-candidato a prefeito de Maringá Delegado Jacovós (PL).

Confira abaixo os nomes dos pré-candidatos e as datas em que as próximas entrevistas serão realizadas:

06.05.24 – Homero Marchese – (Novo)
07.05.24 – Evandro Oliveira – (PSDB)
08.05.24 – Edson Scabora (PSD)
10.05.24 – Sílvio Barros (PP)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação