Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

2ª pesquisa para prefeito de Maringá é divulgada; VEJA O RESULTADO


Por Lethícia Conegero Publicado 28/10/2020 às 09h17 Atualizado 26/02/2023 às 01h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00
2° pesquisa para prefeito de Maringá é divulgada
2° pesquisa para prefeito de Maringá é divulgada. Foto: GMC Online

O Paraná Pesquisas, instituto especialista em opinião pública, divulgou nesta quarta-feira, 28 de outubro, a segunda pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Maringá nas eleições municipais de 2020. Contratado pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), o levantamento mostra os percentuais dos 13 candidatos a prefeito da cidade.

Na pesquisa estimulada, o destaque foi a Coronel Audilene, do PP (Progressistas), que saltou de 3,2% para 8,2% de intenção de voto em relação ao levantamento anterior, divulgado no dia 9 deste mês. A candidata, que aparecia em quinto lugar entre os 13 nomes, agora ocupa a terceira posição. 

Homero Marchese, do Pros (Partido Republicano da Ordem Social), que aparecia em terceiro lugar entre os candidatos na primeira pesquisa, com 10,4% de intenção de voto, alcançou 12,6% no segundo levantamento, crescendo 21,15%. Agora, o candidato ocupa a segunda posição. 

Assim como na primeira pesquisa, o prefeito Ulisses Maia, do PSD (Partido Social Democrático), lidera com 42% de intenção de voto. O candidato se manteve estável dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, quando o percentual foi de 41,4%.

Já o Dr. Batista, do DEM (Democratas), que aparecia em segundo lugar entre os candidatos a prefeito de Maringá na primeira pesquisa eleitoral, com 11,1%, caiu para a quarta posição, com 8% de intenção de voto.

Dos que participaram da segunda pesquisa eleitoral, 10,7% responderam que não votarão em nenhum dos 13 candidatos a prefeito e 7,3% disseram que não sabem em quem irão votar. 

Veja abaixo o percentual de intenção de voto dos candidatos a prefeito de Maringá na pesquisa estimulada:
Pesquisa para prefeito de Maringá. Infográfico: GMC Online

Na pesquisa estimulada, os entrevistados recebem a lista com os nomes dos candidatos a prefeito de Maringá para escolher uma entre as 13 opções. 

LEIA TAMBÉM – O que dizem os primeiros colocados na 2ª pesquisa eleitoral para prefeito de Maringá

Espontânea

Na pesquisa espontânea, 47,6% dos eleitores responderam que não sabem em quem irão votar nas eleições municipais de 2020 e 10,5% afirmaram que não votarão em nenhum dos candidatos. Entre os nomes citados pelos entrevistados, o prefeito Ulisses Maia lidera com 27% das intenções de voto, seguido de Homero Marchese, com 6,6%, a Coronel Audilene, com 2,7%, e o Dr. Batista, com 2,2%. 

Akemi Nishimori (PL) e Bovo (Podemos) aparecem na sequência, ambos com 0,7%, seguidos de Rogério Calazans (Avante), com 0,5%. Os candidatos Anníbal Bianchini (PTC) e Carlos Mariucci (PT) tiveram 0,4% de intenção de voto e 0,7% citaram outros nomes.

Os candidatos Eliseu Fortes (Patriota), Evandro de Freitas Oliveira (PSDB), Professor Edmilson (Psol) e Valdir Pignata (Cidadania) não foram mencionados na pesquisa espontânea.

Pesquisa para prefeito de Maringá. Infográfico: GMC Online

Na pesquisa espontânea, o entrevistado é questionado em quem pretende votar nas eleições municipais sem, contudo, receber a lista de candidatos, ou seja, pode escolher um nome livremente.

Rejeição

A pesquisa contratada pelo GMC também perguntou aos maringaenses em quem não votariam de jeito nenhum nas eleições municipais de 2020, entre os 13 candidatos a prefeito de Maringá. Cada entrevistado pôde citar mais de um nome. O prefeito Ulisses Maia aparece com o maior percentual de rejeição: 18,9%, seguido do Dr. Batista, com 17,8%, Carlos Mariucci, com 13% e Homero Marchese, com 11,5%. 

Na sequência, aparece a Coronel Audilene, com 9,1% de rejeição; Akemi Nishimori, com 8,6%; Valdir Pignata, com 8,5% e Bovo, com 7,3% de rejeição entre os entrevistados. Os candidatos Evandro de Freitas Oliveira e Professor Edmilson tiveram o mesmo percentual de rejeição: 5,7%; seguidos de Rogério Calazans, com 5,5%; Anníbal Bianchini, com 5,4% e Eliseu Fortes, com 4,5%.

Sobre a pesquisa

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-07849/2020 para o cargo de Prefeito.

  • Quem foi ouvido: 740 eleitores da cidade de Maringá.
  • Quando a pesquisa foi feita: entre os dias 24 e 27 de outubro de 2020.
  • Margem de erro: 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos.
  • Grau de confiança: 95%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação