Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de maio de 2024

IPTU é tema tenso na política municipal, afirma Valenciano


Por Tiago Valenciano Publicado 09/12/2020 às 14h22 Atualizado 19/10/2022 às 10h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Tiago Valenciano na coluna “O Assunto é Política” desta quarta-feira

Na coluna “O Assunto é Política” desta quarta-feira, 9, o cientista político Tiago Valenciano disse que o debate sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a decisão do reajuste do principal tributo municipal pode causar ruído entre os eleitores e os parlamentares em Maringá.

“Para gente falar do IPTU, primeiro a gente precisa entender como é composto o IPTU. O cálculo do IPTU não é tão simples assim, ele depende muito, e é um projeto que a gente chama vulgarmente de ‘Planta Genérica’. O que é a Planta Genérica? Você pega todo o município de Maringá e divide os lotes de acordo com a importância do lote, então quanto mais próximo ao centro, mais seu lote será valorizado, mais seu apartamento será valorizado e, quanto mais distante do centro, menos ele vai ser valorizado. Consequentemente, a alíquota do seu IPTU vai ser mais cara na região central e mais barata nas regiões mais distantes, exceto se a sua área construída for um pouco maior. Então o IPTU envolver tanto a localização geográfica, quanto a questão da construção do seu imóvel”, explica Valenciano.

“A Prefeitura enviou esse projeto para a Câmara de Maringá no sentido de repor a inflação que foi perdida ao longo do ano. Então, o ano de 2020, um ano difícil, complicado, finanças públicas sofrendo um pouco, ainda que a prefeitura de Maringá tenha dito que estamos com um superávit R$ 170 milhões, houve esse ‘reajuste’, na verdade para alguns esse é um reajuste, para outros reposição, depende do interlocutor, de 3% no IPTU”, aborda o cientista político.

Assista à coluna completa com a explicação sobre o assunto:

Ouça na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação