Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Projeto de lei autoriza venda de cerveja artesanal em feiras de Maringá

Vereadores aprovaram a proposta com 13 votos favoráveis nesta terça-feira, 26.


Por Redação GMC Online Publicado 26/03/2024 às 14h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-77-43
Foto: Divulgação

As grandes conquistas dos últimos anos e as recentes premiações das cervejarias de Maringá foram os incentivos para o projeto de lei do vereador Manoel Sobrinho, aprovado na sessão de hoje na Câmara de Vereadores de Maringá. A proposta autoriza a venda de cervejas nas feiras livres da cidade. Fabricantes de cervejas especiais e representantes do Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem) estavam presentes.

“A tradição cervejeira da cidade transformou a cerveja artesanal em um recurso turístico de Maringá, o que incentivou a criação desta lei de apoio ao setor”, explicou o parlamentar. “Maringá se tornou uma referência nacional quando se fala em cerveja. Isso também gera mais empregos, beneficia o turismo e movimenta a economia do município”, complementou Flávio Mantovani, durante a sessão.

O texto proposto pelo vereador altera parte da redação do Regulamento da Feira Livre (Lei Municipal n. 1.858/84), que proíbe, entre outras coisas, a venda de bebidas alcoólicas. A ideia é autorizar a venda somente das cervejas artesanais produzidas em Maringá por estabelecimentos devidamente registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Para o vereador, a nova legislação visa valorizar a produção local de cervejas artesanais e fomentar o turismo e o comércio. “O maringaense é um frequentador assíduo das feiras livres, por isso, nada mais justo do que permitir que a população tenha acesso também nesses locais aos produtos que se destacam na cidade”, diz.

Segundo o projeto, as normas para a comercialização dos produtos, assim como os critérios de seleção das cervejarias, serão definidos e divulgados pela Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab).

Para Marcos Schiavoni, proprietário da Sabores do Malte, eleita a melhor cervejaria do Brasil no último Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), a satisfação é enorme. “Ver o poder público contribuindo com o nosso setor mostra o quanto as cervejarias são importantes para a nossa cidade, tanto para a economia quanto para o turismo. É um grande avanço”, complementou Schiavoni, que também é diretor do Núcleo das Cervejarias de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação