Dicas para manter uma alimentação saudável sem deixar de aproveitar as festas de fim de ano
Mais um ano termina e é inevitável fazermos um balanço entre o que nos propomos fazer e o que realmente realizamos. E nos deparamos com aquelas promessas de sempre: emagrecer, ir para a academia, estudar, viajar e tantas outras. E daí vem a frustração de não termos colocado algumas (ou todas) em andamento. Sem problemas, tente outra vez, comece de novo, não desista!
Final de ano, além de corrido, é a época em que mais temos confraternizações e festas regadas a muita comida e bebida. Aliás, para muitos, as comidas de Natal e Ano Novo são um capítulo especial e muito importante. Para mim é.
Mas o que fazer com toda essa comilança chegando?
Primeiro, devemos lembrar que estamos no verão e este ano a nossa região está especialmente quente. Então, o ideal é fazer a opção por receitas mais leves, sem muita gordura, frituras e excesso de açúcar.
A carne de porco é a preferida nessa época. Então, asse-a sem a capa de gordura, sem o couro. Faça uma boa marinada com ervas e especiarias de sua preferência e frutas cítricas, tais como laranja ou mexerica. Na farofinha, que sempre acompanha, deixe o bacon de fora e coloque banana, cebola caramelizada, cenoura… enfim, as opções são muitas. Ou abandone o projeto farofa e sirva de acompanhamento mini cebolas, batatas e mini cenouras assadas com ervas.
Invista em acompanhamentos frescos, uma salada com um mix de folhas e frutas, um arroz branquinho ou temperado com uvas passas e raspas de limão. Não gosta das uvas passas? Só as raspas de limão já o deixam fantástico ou escolha o bom e velho arroz à grega, mas use pouca manteiga em seu preparo. Substitua a maionese do salpicão de frango por iogurte fica tão bom quanto.
Para a sobremesa, que tal uma salada de frutas grelhadas com calda de iogurte? Quando grelhamos ou assamos as frutas acentuamos o seu sabor doce que somado ao iogurte e ervas fica uma delícia**.
**Escolha as frutas de sua preferência: pêssegos, nectarinas (cortados ao meio sem caroço), figos frescos, abacaxi. Junte-os em uma tigela regue com azeite e uma pitada de sal, misture bem e grelhe-os em uma frigideira bem quente ou churrasqueira. Coloque em uma travessa.
**Misture 150g de iogurte natural, 1½ colher sopa de mel, 1 colher sopa de água de flor de laranjeira ou de suco de laranja/tangerina e 1½ colher sopa de suco de limão. Regue as frutas e sirva enfeitado com umas folhas de manjericão.
**Se quiser um crocante para incrementar a sobremesa faça um crumble juntando 60g de farinha integral com 30g de açúcar mascavo e 50g de manteiga sem sal gelada em cubinhos pequenos.
Esfarele com os dedos para formar uma farofinha. Acrescente 50g de avelã ou nozes picadas e 20g de sementes de gergelim preto e uma pitada de sal, Misture bem, coloque em uma forma e leve ao forno até que doure, quando esfriar solte a mistura com os dedos.
Separe suas receitas preferidas para o natal e o ano novo, leia-as com atenção e pense em substituições que a deixem mais leves, menos gordurosas.
Aproveite essa época, celebre a vida, a família e amigos, renove as energias e os pedidos para o novo ano. Depois, se exagerou, procure uma nutricionista e inicie o ano com pé direito colocando a dieta e a saúde em ordem.
Miriam Ferro – Nutricionista
Emagrecimento
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
Saúde da Mulher
miriamferro.nutri@gmail.com
@miriamthelma