Autonomia e confiança andam juntas
Pra você, o que significa ter autonomia? E quando a autonomia está relacionada ao seu trabalho?
Particularmente, acredito que dar liberdade aos trabalhadores de escolherem a melhor forma de executar suas tarefas, seja condição “sine qua non” para gerar produtividade e aprendizado em qualquer organização.
Para Kant: “É a faculdade do ser humano de se autogovernar de acordo com seus padrões de conduta moral sem que haja influência de outros aspectos exteriores
Para entender melhor como esse processo funciona, é necessária uma compreensão mais completa das variáveis que afetam a relação entre a autonomia do trabalho e as relações de confiança entre empregado e empregador. Para isso, hoje, eu trouxe para nossa discussão um artigo publicado na Universidade de Oxford, que utilizou como insumos, dados de censos realizados em mais de 30 países.
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Vamos então, sem enrolação, apresentar as duas principais causas encontradas na pesquisa.
I – O grau de corrupção no país tem um efeito negativo no seu nível de autonomia profissional, ou seja, quanto mais corrupto for o país, menor será a autonomia concedida aos trabalhadores.
Segundo o autor, a corrupção é um fenômeno cultural, que além da política, pode ser encontrada nas empresas. Uma das formas mais comum, é quando os trabalhadores deixam de seguir os objetivos organizacionais e começar a realizar atividades em benefício próprio.
E você, já presenciou algum colega de trabalho realizando atividades pessoais dentro do expediente profissional?
Se sim, esse simples fato por si só comprova a hipótese cultural.
II – Os trabalhadores fornecem constantemente sinais que dão indícios de maior ou menor confiança aos chefes.
De acordo com o famoso psiquiatra brasileiro, Roberto Shinyashiki, cinco posturas profissionais podem fornecer sinais que ajudam os chefes na concessão de autonomia aos colaboradores, são elas:
- Ser claro e construtivo na comunicação;
- Ter elevado compromisso com o resultado;
- Apoiar e cooperar;
- Compartilhar informações, conhecimento e experiências;
- Apostar na flexibilidade, ter paciência e acreditar que ela será concedida no futuro.
Eu gostaria de finalizar nossa discussão propondo a você um desafio.
Pergunte aos seus colegas de trabalho quais são os principais sinais que você transmite ao executar suas atividades na empresa. Anote em um papel e guarde em um local particular, depois de alguns dias leia novamente com a atenção e faça uma reflexão.
Cabe destacar que, não refletir no mesmo dia é importante para não deixar que os sentimentos prejudiquem a sua interpretação do feedback.
Caso queira ter acesso aos detalhes da pesquisa, clique aqui.