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18 de maio de 2024

Autonomia e confiança andam juntas


Por João Ricardo Tonin Publicado 14/03/2024 às 08h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pra você, o que significa ter autonomia? E quando a autonomia está relacionada ao seu trabalho?

Particularmente, acredito que dar liberdade aos trabalhadores de escolherem a melhor forma de executar suas tarefas, seja condição “sine qua non” para gerar produtividade e aprendizado em qualquer organização.

Para Kant: “É a faculdade do ser humano de se autogovernar de acordo com seus padrões de conduta moral sem que haja influência de outros aspectos exteriores 

Para entender melhor como esse processo funciona, é necessária uma compreensão mais completa das variáveis que afetam a relação entre a autonomia do trabalho e as relações de confiança entre empregado e empregador. Para isso, hoje, eu trouxe para nossa discussão um artigo publicado na Universidade de Oxford, que utilizou como insumos, dados de censos realizados em mais de 30 países.

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Foto: Freepik

Vamos então, sem enrolação, apresentar as duas principais causas encontradas na pesquisa. 

I – O grau de corrupção no país tem um efeito negativo no seu nível de autonomia profissional, ou seja, quanto mais corrupto for o país, menor será a autonomia concedida aos trabalhadores. 

Segundo o autor, a corrupção é um fenômeno cultural, que além da política, pode ser encontrada nas empresas. Uma das formas mais comum, é quando os trabalhadores deixam de seguir os objetivos organizacionais e começar a realizar atividades em benefício próprio.

E você, já presenciou algum colega de trabalho realizando atividades pessoais dentro do expediente profissional?

Se sim, esse simples fato por si só comprova a hipótese cultural.

II – Os trabalhadores fornecem constantemente sinais que dão indícios de maior ou menor confiança aos chefes.

De acordo com o famoso psiquiatra brasileiro, Roberto Shinyashiki, cinco posturas profissionais podem fornecer sinais que ajudam os chefes na concessão de autonomia aos colaboradores, são elas:

  • Ser claro e construtivo na comunicação;
  • Ter elevado compromisso com o resultado;
  • Apoiar e cooperar;
  • Compartilhar informações, conhecimento e experiências;
  • Apostar na flexibilidade, ter paciência e acreditar que ela será concedida no futuro.

Eu gostaria de finalizar nossa discussão propondo a você um desafio.

Pergunte aos seus colegas de trabalho quais são os principais sinais que você transmite ao executar suas atividades na empresa. Anote em um papel e guarde em um local particular, depois de alguns dias leia novamente com a atenção e faça uma reflexão.

Cabe destacar que, não refletir no mesmo dia é importante para não deixar que os sentimentos prejudiquem a sua interpretação do feedback.

Caso queira ter acesso aos detalhes da pesquisa, clique aqui.

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