Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de maio de 2024

Quatro preocupações de mães de vegetarianos


Por Miriam F. Barros Publicado 01/03/2024 às 10h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Sempre convivi com familiares vegetarianos e confesso que a opção alimentar deles me causava estranheza e que levei um grande susto quando minha filha disse que gradativamente retiraria a carne de sua alimentação. Aqui em casa sempre fomos muito ligados à comida. Gostamos de cozinhar, de testar receitas novas, de fazer turismo gastronômico, enfim… comer e cozinhar sempre envolveu prazer e uma proteína animal. E daí vem a pergunta inevitável que toda mãe de vegetarianos deve ter feito uma vez na vida. E agora?

dietary-menu-healthy-vegan-salad-vegetables-broccoli-mushrooms-spinach-quinoa-bowl-flat-lay-top-view
Quatro preocupações de mães de vegetarianos. Foto: Ilustrativa/Freepik

Quais foram minhas primeiras preocupações diante dessa decisão?

  • 1- É fogo de palha, ela vai desistir rapidinho. O fato de ela retirar a carne da alimentação me tirou de minha zona de conforto, fiquei até triste, pois nossa dinâmica familiar mudaria. Torci para ela não conseguir (que feio).
  • 2- O que colocar no lugar da carne? Embora sempre tivemos uma alimentação variada, em um primeiro momento fiquei perdida. Só enxergava o ovo como substituto da carne. E de novo, por ela amar carne e peixe, não acreditei que ela prosseguiria. Mas com o tempo e buscando informações em fontes seguras, aprendi como colocar outras fontes de proteína no nosso dia a dia.
  • 3- Ela quer emagrecer por este motivo aderiu a essa moda. A maioria das pessoas associam a dieta vegetariana a perda de peso. Ao contrário, se a pessoa retira a carne e preencher o lugar com ultra processados tipo produtos análogos a carne etc. com certeza será um vegetariano gordo e com sérios problemas de saúde.
  • 4- Vai faltar nutrientes na alimentação, ela vai ficar doente. Uma alimentação vegetariana saudável e variada com frutas, hortaliças e cereais tem a quantidade adequada de nutrientes tais como: ômega-3, ferro, cálcio. O único que deve ser monitorado e suplementado se necessário é a vitamina B12 caso a opção seja pela dieta vegana. A deficiência de nutrientes se trata com suplementação adequada seja em onívoros (quem come carne) ou vegetarianos e não está vinculada unicamente a alimentação, mas sim a problemas metabólicos que impedem sua absorção.

Conviver com minha filha vegetariana me fez rever paradigmas, buscar informação e formação na área, investir em preparação culinárias onde as hortaliças são a estrela do prato e ao invés de restringir enriqueceu consideravelmente nosso universo alimentar. Se você estiver passando por um problema semelhante ou se a opção por retirar a carne é sua, mas não sabe como fazer com qualidade procure um acompanhamento nutricional. Agende um horário comigo, sou apta a te acompanhar nesse caminho.

Miriam T. Ferro Barros – Nutricionista
Acompanhamento Nutricional
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
e-mail: miriamferro.nutri@gmail.com
@miriambarros_ nutri
Whats App: 44-98403-3996

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação