Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de dezembro de 2024

Vegano, vegetariano… Quais os benefícios da alimentação sem carne?


Por Miriam Ferro Publicado 01/11/2023 às 09h25
Ouvir: 00:00

Atualmente, acompanhamos o crescimento da opção vegetariana e vegana de se alimentar no Brasil e no mundo. Não nos assustamos mais quando em uma conversa sobre comida uma pessoa diz ser vegetariana ou vegana. Paralelamente a isso, cresce a oferta de produtos fabricados a base de plantas voltada para esse público, tais como leites vegetais, maioneses, creme de leite, hambúrgueres, linguiças e outros. A alimentação sem carne é o nosso assunto de hoje.

Quais os motivos e benefícios da alimentação sem carne? Foto: Freepik

São diversos os motivos que levam a escolha do vegetarianismo. Destacamos a ética, ou seja, a compreensão de que os animais são seres que sentem dor e alegria e que possuem direito de concluírem seu ciclo de vida em paz. Também leva-se em consideração a saúde, já que diversos estudos associam que a exclusão do consumo da carne é benéfica. Há ainda motivos familiares, pois a opção se dá por sua influência e convivência, e espirituais, pois muitas religiões preconizam a adoção de uma dieta vegetariana tais como Adventismo, Espiritismo, Hinduísmo, Budismo e preocupações com o meio ambiente e sustentabilidade já que o conhecimento de que o avanço da pecuária causa impacto negativo no meio ambiente.

No universo da alimentação sem carne existe diferenças de acordo com o que cada grupo acrescenta ao consumo de frutas, hortaliças e oleaginosas. Temos os ovolactovegetarianos, que incluem ovos, mel, leite e seus derivados na sua alimentação. Os lactovegetarianos que incluem somente leite e seus derivados. Ovovegetarianos consomem ovos e o vegetariano estrito/vegano que não consome nada de origem animal nem na alimentação nem no vestuário, cosméticos etc.

Uma dieta sem carne, segundo estudos, traz muitos benefícios àsaúde. Melhora o funcionamento do intestino, melhora o sono, a pele, unhas e cabelos, reduz o risco de doenças cardiovasculares, contribui com o controle da pressão arterial e do LDL (colesterol).

Todo vegetariano é saudável? É magro? Claro que não. Existe nesse segmento falta de conhecimentos necessários para que suas escolhas sejam saudáveis, balanceadas, adequadas e promovam o aporte necessário de nutrientes.

A substituição da carne pelo análogo à carne (hambúrguer, carne moída, frango) aumenta o consumo de ultraprocessados, frituras e carboidratos refinados trazendo malefícios para a saúde da mesma forma que trazem para o consumidor de carne. Como para todo mundo, a alimentação vegetariana deve ser saudável, variada colorida, com comida de verdade.

Os vegetarianos e principalmente os veganos devem estar sempre atentos se sua alimentação está suprindo suas necessidade diárias de nutrientes já que alguns não estão disponíveis nos vegetais somente em produtos de origem animal tais como a vitamina B12, assunto esse que abordarei em outro dia – acompanhe nossa coluna de quarta e sexta feira.

Se você excluiu a carne recentemente de sua dieta e está confuso com o que comer procure um nutricionista que te auxiliará a fazer as escolhas e substituições corretas e assim se manter saudável.

Miriam Ferro – Nutricionista
Nutrição Vegetariana e Vegana
miriam.demetriaclinina@gmail.com
@demetria.clinica

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação