Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de maio de 2024

Sarandi registra ‘boom’ populacional, aponta estimativa do IBGE


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 29/12/2022 às 16h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Prefeitura de Sarandi

O último Censo Demográfico havia sido realizado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010. Todos os anos seguintes, o IBGE divulgou uma estimativa populacional.

A pandemia atrasou o Censo de 2020, mas, este ano, a nova estimativa de habitantes por município saiu, com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro.

A estimativa que mais chamou atenção, na região, foi o crescimento da população de Sarandi.

De acordo com a prévia divulgada nessa quarta-feira, 28, Sarandi chegou a 126.057 habitantes, 28% a mais que a estimativa calculada em 2021, de 98.888 pessoas. E 53% a mais do que a população do Censo de 2010, quando Sarandi tinha 82.842 habitantes.

O vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbuggio afirma que a proximidade com Maringá e os investimentos em infraestrutura justificam o aumento populacional em Sarandi.

“A proximidade com Maringá e o nosso desenvolvimento traz benefícios para a cidade. Os investimentos em prédios, empresas, infraestrutura, etc. possibilitam as pessoas a virem para Sarandi. Melhoramos bastante a segurança, hoje, nós estamos com mais de 50 guardas municipais”, explica Wlademir Garbuggio.

O vice-prefeito acredita que o número pode ser ainda maior.

“Hoje, estamos com, praticamente, 50 mil ligações de água, ou seja, houve muita construção de casas, em Sarandi. São vários bairros que ficaram populosos. Se a gente colocar a média de três pessoas por habitação, passaria de 150 mil habitantes. Então, na prévia, deu um pouco mais de 126 mil, a gente acha que, no final, ainda pode chegar um pouco mais”, complementa o vice-prefeito.

Segundo ele, é preciso planejar. A previsão municipal é que em cinco anos, Sarandi chegue a 200 mil habitantes.

“Nós fizemos um plano diretor, a planta genérica também, e identificamos que, em torno de cinco anos, nós podemos chegar a 200 mil habitantes. Então, nós temos que começar a pensar em trazer mais empresas para Sarandi, gerar mais emprego e renda, para que a gente possa ir se preparando, porque aumentam gastos de água, contratação de vagas em creches, escolas, enfim, todos os serviços”, conclui Garbuggio.

Em Maringá, de acordo com a prévia do Censo, o crescimento populacional foi de 4% entre 2021 e 2022, saindo de 436.472 para 454.146 habitantes. Se comparado ao Censo de 2010, quando Maringá tinha 357.117 habitantes, o crescimento foi de 27%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação