Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2026

Conta de luz deve ter alívio em agosto com “bônus de Itaipu”


Por Metrópoles, parceiro GMC Online Publicado 25/06/2026 às 17h16
Ouvir: 00:00
1016075-28042016-capa-img_1454a-
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A conta de luz deve ficar mais barata em agosto para milhões de brasileiros. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai distribuir cerca de R$ 767,2 milhões em bônus da Usina de Itaipu, valor que será creditado diretamente nas faturas.

O desconto ocorre após resultado positivo da chamada Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu, mecanismo que reúne receitas e custos da operação da hidrelétrica. Em 2025, por exemplo, a conta alcançou resultado positivo de R$ 1,29 bilhão.

Quando há sobra de recursos, o montante é devolvido aos consumidores. O valor aparecerá automaticamente como abatimento na conta de energia ao longo do mês de agosto.

Quem tem direito

O bônus será destinado principalmente a:

  • Consumidores residenciais;
  • Consumidores rurais;
  • Unidades atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para receber, é preciso ter registrado consumo de até 350 kWh em pelo menos um mês do ano-base considerado para o cálculo do benefício, neste caso, 2025.

Segundo as regras do setor, o valor do desconto varia de acordo com o consumo de cada cliente, sendo proporcional à energia utilizada nos meses elegíveis.

O valor exato do abatimento depende do perfil de consumo de cada consumidor. Em casos médios, o bônus costuma representar um desconto relativamente pequeno por unidade, mas com impacto relevante quando considerado o total distribuído à população.

De acordo com cálculos da agência, consumidores com médio mensal de 116 kWh,  receberiam um crédito aproximado de R$9,16.

Em anos anteriores, por exemplo, o bônus médio individual ficou na casa de poucos reais, apesar de bilhões distribuídos no total.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação