Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

VÍDEO: cobra cascavel é capturada dentro de igreja no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 23/01/2023 às 08h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma cobra cascavel entrou na parte interna da Igreja de São Rafael, em Rolândia, no norte do Paraná. A serpente precisou ser resgatada por servidores da Secretaria de Agricultura do Meio Ambiente (Semma).

A ocorrência foi registrada na sexta-feira, 20. Uma mulher estaria limpando a igreja, quando se deparou com a cobra cascavel na igreja. Assim, a serpente foi capturada com uma estrutura de madeira e solta nas proximidades da Fazenda Bimini. Assista ao vídeo.

Cobra cascavel foi capturada após entrar em igreja de Rolândia. Foto: Divulgação/Semma

Cascavel é uma das cobras peçonhentas mais famosas do Brasil

De acordo com o Instituto Butantan, a cascavel (Crotalus durissus) é uma cobra robusta, que pode atingir mais de 1,50 m de comprimento, e possui uma forma muito particular de se defender de predadores e outros animais. Na ponta da cauda, a cascavel possui um guizo (chocalho) que, ao ser agitado, provoca um som inconfundível.

Foto: Reprodução

A Crotalus durissus é a única espécie de cascavel encontrada no Brasil, sendo comum nas áreas abertas de todas as regiões brasileiras. Ela prefere lugares abertos, com vegetação rasteira, como campos, áreas de cerrado e caatinga.

A cascavel é responsável por cerca de 10% dos acidentes com cobras no Brasil. Ela possui um veneno bastante tóxico, atacando os músculos e o sistema nervoso. A picada pode causar a sensação de formigamento ou dor no local, geralmente sem lesão ou inchaço muito evidente.

O paciente pode apresentar dificuldade de manter os olhos abertos, visão turva ou dupla, dificuldade de fala, dores musculares generalizadas e urina escura. É muito importante que o acidentado por cascavel procure atendimento médico o mais rápido possível para que receba o tratamento com o soro antiofídico específico (anticrotálico).

Veja o vídeo da captura da cobra cascavel, que foi localizada em igreja de Rolândia:

As informações são da Catve.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação